Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Moral Hazard

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:14/05/2019 às 19:57 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Moral Hazard?

Moral Hazard quer dizer risco moral. Em uma relação contratual em que as partes possuem interesses divergentes, os incentivos são assimétricos; ou seja, alguns ganham às custas de muitos que perdem.

Ele é um conceito bastante usado no mercado financeiro:

  • Mercado de crédito: um cliente presta informações incorretas na hora de tomar um empréstimo. O banco, não tendo condições de verificá-las, adota uma taxa de juros maior em todos os seus contratos;
  • Mercado de seguros: um cliente contrata um seguro para o seu carro e, por conta disso, passa a ser menos cuidadoso com ele. A seguradora, desconfiando que esse seja um comportamento comum, cobra valores mais altos de todos os seus segurados.

O que a crise de 2008 diz sobre o moral hazard?

Ela começou a partir da quebra do banco norte-americano Lehman Brothers.

O então secretário do Tesouro, Hank Paulson, tinha decidido não o socorrer como uma forma de se desestimular o moral hazard. Durante a década anterior, muitas instituições financeiras tinham sido socorridas, dando a impressão de que estariam sempre cobertas.

Para evitar o risco sistêmico, o governo usava os recursos públicos, bancados pelos contribuintes, para socorrer os bancos em dificuldades (conhecido como “bail out”). Os bancos, cientes disso, tomavam mais riscos em suas operações.

No caso do Lehman Brothers, mesmo tendo o Tesouro a intenção de reduzir os riscos no sistema financeiro, essa decisão literalmente travou o seu funcionamento. Mercado e governo viram, na prática, as consequências da quebra de uma instituição importante, criando-se o termo “too big to fail” (grande demais para quebrar).

A crise americana acabou se espalhando por todos os cantos do mundo e muitos governos tiveram que usar o mesmo recurso para também salvarem os seus bancos.

Passados os piores anos da crise e, como forma de resolver essa situação, a regulação bancária passou a considerar o “bail in”. Ao invés de ser socorrido por um agente externo (o governo), o banco usaria os seus próprios recursos (o capital de seus acionistas e os papéis detidos pelos seus grandes credores).

Tendo esses recursos “em risco”, tanto acionistas como credores fariam o monitoramento dessas instituições, policiando-as e refletindo nos preços dos seus ativos (ações e bonds) o bom desempenho, ou não, das suas atividades. Isso lidaria de forma satisfatória com o chamado problema agente-principal, evitando a imprudência por parte do agente (banco).

Apesar das regras mais severas que passaram a valer como consequência da crise, os reguladores sempre se deparam com a seguinte dificuldade: como induzir os incentivos certos para que os bancos cumpram o seu papel sem trazer grandes transtornos financeiros?

Como o Fundo Garantidor de Créditos lida com o moral hazard?

Todos os países que implementaram o seguro de depósitos usaram regras semelhantes:

  • Limite para o valor garantido;
  • Exclusão de determinados produtos financeiros.

Elas são impostas para que todos sejam mais cautelosos na hora de prover seus recursos aos bancos, evitando um comportamento inconsequente por parte desses.

O que a União Europeia nos mostra em termos de moral hazard?

Países como a Grécia se beneficiaram muito quando adotaram o Euro. Ao fazerem os ajustes orçamentários e abrirem mão de suas moedas, passaram a ter acesso a financiamentos com baixas taxas de juros, dada a estabilidade da moeda única e a solidez do Banco Central Europeu, ambos concebidos a partir do rigoroso modelo econômico alemão.

Mostrando um exemplo clássico de risco moral, os gregos se aproveitaram dos juros baixos e começaram a tomar empréstimos em larga escala para financiar o consumo ao invés de investir para ganhar competitividade frente aos seus pares europeus.

Impossibilitada de desvalorizar a sua moeda, pois já tinha adotado o Euro, ou de gastar mais, porque tinha que seguir as regras da União Europeia, a Grécia precisou ser socorrida pelos outros governos europeus e pelo FMI após a crise de 2008 para manter a estabilidade da zona do euro.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados