Open Nav

Moody’s

O que é Moody's

Moody's é uma das principais agências de rating atuando globalmente. Ela é propriedade da Moody's Corporation, que mantém ainda a Moody's Analytics, uma empresa separada que atua com pesquisa econômica e fornecimento de software para análise e gestão de risco.

Explicando brevemente o trabalho da Moody's, ela avalia o nível de risco de um ativo, uma empresa ou um país, de acordo com uma classificação e critérios próprios. Esse trabalho ajuda investidores a tomar decisões bem informadas sobre onde e como vão aplicar seus recursos.


História da Moody's

 

A história dessa agência de rating começa com a publicação do Moody's Manual, um documento apresentado em 1900, com informações gerais e estatísticas sobre ações e bonds.

Em 1909, foi publicado o Moody's Analysis of Railroad Investments. Esse novo documento era focado nas análises apenas de bonds de empresas ferroviárias.

Foi em 1914 que a Moody's Investor Services foi estabelecida, crescendo a partir das bases lançadas por esses dois documentos. Ela foi comprada em 1962 pela empresa de relatórios de crédito Dun & Bradstreet.

Em 1975, a US Securities and Exchange Commission tornou a Moody's uma organização de rating estatístico nacionalmente reconhecida. Também receberam esse status outras duas empresas: Standard & Poor's e Fitch.

No ano de 2000, a Moody's e a Dun & Bradstreet separaram-se. Assim, a agência tornou-se independente novamente.

O rating da Moody's

A classificação que a Moody's utiliza para determinar o rating vai de AAA, que é a mais alta classificação possível, indicando um nível muito baixo de risco, até C, que é geralmente aplicado quando o devedor está em default e o risco de não conseguir pagar os credores é alto.

Entre esses dois graus existem muitos intermediários. Porém, qualquer investimento em ativos que recebam rating inferior a BAA3 é considerado especulativo, já que esses ativos são considerados, no mínimo, questionáveis.

A Fundação Moody's

Uma iniciativa interessante da Moody's foi a criação de um programa filantrópico corporativo, estabelecendo uma fundação em 2002.

A Moody's Foundation é voltada para o desenvolvimento de iniciativas educacionais nas áreas de matemática, economia e finanças. Ela faz contribuições para ONGs, escolas credenciadas e algumas organizações governamentais.

Desde 2006, seu principal projeto é a realização do M³ Challenge, ou Moody's Mega Math Challenge. Trata-se de um desafio acadêmico, patrocinado juntamente com a Society for Industrial and Applied Mathematics (SIAM).

Nesse desafio, centenas de equipes de alunos do Ensino Médio usam análise quantitativa e modelagem para resolver problemas ligados a assuntos financeiros reais, como previdência social.

Moody's e os riscos financeiros da mudança climática

Em 2019, a Moody's Corporation tornou-se sócia majoritária da empresa Four Twenty Seven, especializada em dados sobre risco climático.

Segundo especialistas, essa aquisição é um indicativo de que o aquecimento global pode impactar diretamente os mercados financeiros, ameaçando a credibilidade e o perfil de crédito de empresas e governos.

Moody's e a crise de 2008

Assim como seus principais concorrentes, a agência Moody's também foi implicada nas circunstâncias que levaram à crise de 2008, devido à sua postura imprudente no rating de ativos que apresentavam alto risco.

Em 2008 e 2009, a Moody's tornou-se ré em processos abertos por 14 autores, entre eles, Abu Dhabi Commercial Bank. A alegação era de que a Moody's induziu esses autores a erro, ao "inflar" o rating de certos ativos.

Os processos poderiam ter levado a um julgamento diante de juri. Porém, a Moody's evitou essa situação, fazendo um acordo com os autores no ano de 2013.

Essa não foi a primeira vez que a empresa foi processada por seus ratings e resolveu sem chegar ao tribunal. Por exemplo, em 2011, ela entrou em acordo com o estado de Connecticut, que alegava que a Moody's havia aplicado um rating injustamente baixo aos bonds emitidos pelo governo estadual.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados