Open Nav Logo Mais Retorno

Mercado Spot

O que é Mercado Spot

No mercado spot ou mercado à vista podemos realizar operações que são concretizadas na hora. Ou seja, a transferência de recursos e da mercadoria é realizada de forma imediata.

Exemplos de ativos que utilizam esse mercado são:

Empresas agrícolas que possuem estoques de itens, como milho, algodão e semelhantes, muitas vezes acabam se utilizando do mercado spot para conseguir liquidar suas produções ou partes das mesmas.


Como acessar o Mercado Spot

A pessoa interessada em ter acesso a esse mercado, pode se utilizar da bolsa de valores para tal.

Mas não são todos os ativos que estão disponíveis no mercado spot. Por exemplo, as ações são ativos que não possuem a transferência imediata de recursos de um lado para o outro.

Mesmo contando com o dinheiro na conta da corretora, ao realizar a compra de uma ação, o investidor que fez a venda ainda levará ao menos 3 dias para conseguir ter acesso ao capital e, assim, conseguir extrair o dinheiro caso esse seja o seu objetivo.

O Mercado Futuro também é outro tipo de mercado no qual tais transferências de recursos entre as partes não são imediatas.

Na área de commodities acaba sendo diferente. Nessa área, produtores de todo o Brasil vem a chance de conseguir proteger seus interesses e assim, realizar a venda das mercadorias por um valor que seja interessante.

Vale destacar que o recebimento das mercadorias compradas não ocorre de forma imediata. Embora isso possa acontecer, não é o que ocorre normalmente.

Após a negociação as partes podem definir como ocorrerá a entrega ou a retirada das mercadorias. Mas com relação aos recursos, a transferência é direta.

Além disso, por mais natural que seja, não são só as bolsas de valores que trabalham com o mercado spot. Outras instituições que possuem mercados organizados podem oferecer esse tipo de serviço.

Um bom exemplo de bolsa que trabalha com o mercado spot é a The New York Stock Exchange (NYSE) e o mercado de petróleo de Roterdã.

Para que serve o Mercado Spot

Commodities são itens, que geralmente, possuem certo apelo no mercado. Podemos estar falando de algodão, soja e até do próprio petróleo.

Em alguns momentos essas mercadorias não possuem o preço tão atrativo, o que pode prejudicar os negócios de muitos empresários e pessoas que dependam das vendas dessas commodities.

Por outro lado, em momentos de escassez de alguns desses itens, o mercado spot pode ser uma alternativa boa para conseguir proteger o interesse do produto e assegurar um bom preço por suas mercadorias.

Escassez é algo que está relacionado de forma intrínseca com a baixa oferta de um determinado item.

Quando você consegue produzir algo que está escasso no mercado, se a procura se mantém, é natural que o seu preço seja elevado.

Sendo assim, mesmo com o aumento, as vendas poderiam ser executadas com facilidade.

Observando isso, o mercado spot pode acabar agilizando o processo de venda das mercadorias, garantindo ao produto a certeza de recebimento de um bom valor.

Para aqueles que estão comprando as mercadorias, fica a vantagem de conseguir fechar o negócio por um valor acessível (naquele momento).

Por exemplo, se os preços continuarem a subir por uma eventual escassez prolongada, o comprador ao menos teria conseguido adquirir as mercadorias por um preço interessante.

A negociação no mercado spot é algo muito interessante para aqueles que precisam do dinheiro o quanto antes e para aqueles que precisam contar com a mercadoria o mais rápido possível.

E isso tudo pode ser realizado dentro de um ambiente organizado como a bolsa de valores.

Vantagens e desvantagens do Mercado Spot

Ao comparar o mercado Spot com o mercado Futuro e de Opções, no curto prazo o mercado Spot pode ser mais interessante, uma vez que as operações são realizadas com dinheiro à vista, sem necessidade de manter posições em garantia.

Mas, levando em consideração os ativos que podem ser operados dessa forma, o investidor deve tomar bastante cuidado. Afinal a volatilidade do mercado pode acabar prejudicando a operação, uma vez que o negócio é fechado à vista.

Ao comprar dólares no mercado spot, o investidor terá que arcar com o seu valor total. Recorrendo ao mercado futuro, por exemplo, tudo pode ser garantido com um valor de margem.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados