Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Mercado Spot

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:14/02/2019 às 17:24 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Mercado Spot

No mercado spot ou mercado à vista podemos realizar operações que são concretizadas na hora. Ou seja, a transferência de recursos e da mercadoria é realizada de forma imediata.

Exemplos de ativos que utilizam esse mercado são:

Empresas agrícolas que possuem estoques de itens, como milho, algodão e semelhantes, muitas vezes acabam se utilizando do mercado spot para conseguir liquidar suas produções ou partes das mesmas.

Como acessar o Mercado Spot

A pessoa interessada em ter acesso a esse mercado, pode se utilizar da bolsa de valores para tal.

Mas não são todos os ativos que estão disponíveis no mercado spot. Por exemplo, as ações são ativos que não possuem a transferência imediata de recursos de um lado para o outro.

Mesmo contando com o dinheiro na conta da corretora, ao realizar a compra de uma ação, o investidor que fez a venda ainda levará ao menos 3 dias para conseguir ter acesso ao capital e, assim, conseguir extrair o dinheiro caso esse seja o seu objetivo.

O Mercado Futuro também é outro tipo de mercado no qual tais transferências de recursos entre as partes não são imediatas.

Na área de commodities acaba sendo diferente. Nessa área, produtores de todo o Brasil vem a chance de conseguir proteger seus interesses e assim, realizar a venda das mercadorias por um valor que seja interessante.

Vale destacar que o recebimento das mercadorias compradas não ocorre de forma imediata. Embora isso possa acontecer, não é o que ocorre normalmente.

Após a negociação as partes podem definir como ocorrerá a entrega ou a retirada das mercadorias. Mas com relação aos recursos, a transferência é direta.

Além disso, por mais natural que seja, não são só as bolsas de valores que trabalham com o mercado spot. Outras instituições que possuem mercados organizados podem oferecer esse tipo de serviço.

Um bom exemplo de bolsa que trabalha com o mercado spot é a The New York Stock Exchange (NYSE) e o mercado de petróleo de Roterdã.

Para que serve o Mercado Spot

Commodities são itens, que geralmente, possuem certo apelo no mercado. Podemos estar falando de algodão, soja e até do próprio petróleo.

Em alguns momentos essas mercadorias não possuem o preço tão atrativo, o que pode prejudicar os negócios de muitos empresários e pessoas que dependam das vendas dessas commodities.

Por outro lado, em momentos de escassez de alguns desses itens, o mercado spot pode ser uma alternativa boa para conseguir proteger o interesse do produto e assegurar um bom preço por suas mercadorias.

Escassez é algo que está relacionado de forma intrínseca com a baixa oferta de um determinado item.

Quando você consegue produzir algo que está escasso no mercado, se a procura se mantém, é natural que o seu preço seja elevado.

Sendo assim, mesmo com o aumento, as vendas poderiam ser executadas com facilidade.

Observando isso, o mercado spot pode acabar agilizando o processo de venda das mercadorias, garantindo ao produto a certeza de recebimento de um bom valor.

Para aqueles que estão comprando as mercadorias, fica a vantagem de conseguir fechar o negócio por um valor acessível (naquele momento).

Por exemplo, se os preços continuarem a subir por uma eventual escassez prolongada, o comprador ao menos teria conseguido adquirir as mercadorias por um preço interessante.

A negociação no mercado spot é algo muito interessante para aqueles que precisam do dinheiro o quanto antes e para aqueles que precisam contar com a mercadoria o mais rápido possível.

E isso tudo pode ser realizado dentro de um ambiente organizado como a bolsa de valores.

Vantagens e desvantagens do Mercado Spot

Ao comparar o mercado Spot com o mercado Futuro e de Opções, no curto prazo o mercado Spot pode ser mais interessante, uma vez que as operações são realizadas com dinheiro à vista, sem necessidade de manter posições em garantia.

Mas, levando em consideração os ativos que podem ser operados dessa forma, o investidor deve tomar bastante cuidado. Afinal a volatilidade do mercado pode acabar prejudicando a operação, uma vez que o negócio é fechado à vista.

Ao comprar dólares no mercado spot, o investidor terá que arcar com o seu valor total. Recorrendo ao mercado futuro, por exemplo, tudo pode ser garantido com um valor de margem.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados