Open Nav Logo Mais Retorno

Mercado Negro

O que é o mercado negro?

Mercado negro é uma modalidade de comércio que opera às margens do sistema comercial mais popular. Em verdade, esse sistema, onde diversos produtos são comprados e vendidos com aprovação do governo e devidamente regulamentados, recebe o nome de mercado branco.

Quando o objeto comercializado é considerado de venda proibida pelas autoridades se diz que ele faz parte do mercado negro.

Portanto, podemos resumir o mercado negro como um conjunto de relações de comércio ilegal, que têm como produtos centrais os itens banidos do mercado branco.

Alguns exemplos de bens negociados no mercado negro são as drogas ilícitas, como a cocaína e o crack, certos tipos de armas e diversos tipos de produtos falsificados.

Não é incomum, aliás, que muitas pessoas e até personagens da ficção se refiram à compra e venda de órgãos humanos ao tratar dos mercados negros. Sem falar nas lendas urbanas, que possuem uma verdadeira obsessão pelo roubo de rins que serão posteriormente vendidos.

Contudo, diferentemente do que diz a crença popular, os órgãos não compõem o mercado negro. A sua classificação é outra.

Para esclarecer os diferentes tipos de mercados ilegais é que preparamos o tópico a seguir. Nele, você é capaz de entender melhor a classificação específica das comercializações marginais.


Qual é a diferença entre os vários tipos de mercados?

Ao todo, existem cinco tipos diferentes de mercados. São eles: o mercado branco (que apontamos logo no início do primeiro tópico), o mercado negro (o tema do nosso artigo!), o mercado cinza, o mercado vermelho e o mercado rosa.

Mercado branco

Quando você vai à feira e compra um cacho inteiro de bananas, você contribui para o mercado branco. Quando a sua mãe vai à concessionária comprar o novo carro dela, ela contribui para o mercado branco. Até aquele seu primo preguiçoso, quando pega um ônibus até o centrinho da cidade, está contribuindo para o mercado branco.

Mais do que contribuir, vocês estão fazendo parte dele, como integrantes mesmo.

Assim sendo, todos os produtos e serviços que trocamos no dia a dia, sem infringir nenhuma das leis vigentes, compõem o mercado branco.

Mercado cinza

Aqui, os produtos são legais (diferentemente dos falsificados vendidos no mercado negro, por exemplo). O problema é o canal de distribuição, que não está autorizado a vendê-lo.

Se um produto é importado por uma pequena empresa, disfarçada de consumidor final, e não é devidamente taxado como bem para revenda (o que burla o sistema tributário e recebe o nome de contrabando), ele é considerado componente do mercado cinza.

Mercado vermelho

Lembra dos tais rins roubados, cujo dono original era deixado numa banheira para morrer? Lendas urbanas à parte, eles também fazem parte do mercado vermelho.

Aqui, os "produtos" comercializados originam diretamente da violência, como é o caso dos assassinos de aluguel, do tráfico de pessoas, do comércio de itens roubados e, claro, do tráfico de órgãos que já citamos.

Mercado rosa

É onde os produtos e serviços de coerção são difundidos pelo próprio governo. Aqui, inclui-se o alistamento militar, os impostos e afins.

Quais são as desvantagens do mercado negro?

Dentre os maiores pontos de crítica do mercado negro estão os danos tidos como de sua responsabilidade no mercado branco e na vida dos consumidores, de modo geral.

Diversos produtos proibidos comercializados no mercado negro assim são classificados sob a justificava de serem nocivos aos clientes, como é o caso dos cigarros falsificados, por exemplo.

Além disso, há a criação de uma concorrência ilegal com os comerciantes e produtores regulamentados. Nesse último podemos citar a indústria têxtil, onde empresas investem bilhões de reais todos os anos a fim de fortalecer as suas marcas e torná-las dignas de status, ao passo que os falsificadores apenas lucram com esse trabalho sem todo o trabalho de publicidade e marketing realizada pelos fabricantes originais.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados