Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Mercado Comum: saiba o que é e como funciona?

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:08/01/2022 às 13:22 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é Mercado Comum

Mercado Comum é um acordo formal entre países, pelo qual forma-se um grupo em que todos os membros adotam uma mesma tarifa, aplicável ao comércio exterior entre eles.

Em um mercado comum, incentiva-se o livre comércio de bens e serviços, além da livre circulação de pessoas e capital entre as fronteiras. Esse tipo de acordo tem o propósito de fortalecer as economias dos países envolvidos.

A União Europeia é um exemplo de mercado comum.

História do Mercado Comum

O primeiro grande marco na História do mercado comum foi a criação da Benelux, um bloco econômico reunindo Bélgica, Holanda (Países Baixos) e Luxemburgo, em 1943.

O passo seguinte foi a assinatura de um tratado entre França e Alemanha Ocidental, em 1951, criando a Comunidade Européia do Carvão e do Aço. Posteriormente, entraram na Comunidade também a Itália e os países da Benelux.

Outro grande marco veio poucos anos depois, com a assinatura do tratado que criou a Comunidade Econômica Européia (European Economic Community, EEC) – que, aliás, também ficou conhecida como Mercado Comum Europeu. Esse tratado foi assinado em 25 de Março de 1957, por seis países: França, Alemanha Ocidental, Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo.

A EEC entrou em vigor em Janeiro de 1958. Ela eventualmente evoluiu para a formação da União Européia, possivelmente o maior mercado comum até o momento.

Requisitos para um Mercado Comum

Para a formação de um mercado comum entre um grupo de países, é preciso observar três condições.

A primeira condição é a eliminação ou diminuição de quaisquer barreiras que dificultem a importação e exportação de bens e serviços entre os países membros.

A segunda condição é que as restrições existentes (como tarifas) devem ser mútuas, aplicadas igualmente por todos os países membros.

A terceira condição é que a relação não se limite aos produtos, mas inclua também os meios de produção. Em outras palavras, além do livre comércio de bens e serviços, também deve haver livre circulação de mão de obra (pessoas) e capital entre os países membros.

Se uma dessas condições não for respeitada, não podemos falar que existe um mercado comum. Por exemplo, se três países se reúnem para promover o livre comércio entre si, mas não implementam medidas para a livre circulação de pessoas e capital, elas têm uma União Aduaneira, mas não um Mercado Comum.

Vantagens do Mercado Comum

A formação de um mercado comum entre países tem potencial para beneficiá-los de várias formas.

Em primeiro lugar, como o mercado comum envolve necessariamente a livre circulação dos meios de produção, isso leva a uma alocação mais eficiente desses meios de produção. Como resultado, as economias crescem e se fortalecem.

Em segundo lugar, essa eliminação de fronteiras amplia o mercado consumidor de cada país, aumentando a demanda. Dessa maneira, as empresas têm mais fôlego para se expandir.

Em terceiro lugar, a concorrência também fica mais acirrada. Como consequência, empresas com problemas acabam saindo do mercado, o que beneficia os consumidores, que vão poder comprar dos melhores fornecedores.

Riscos do Mercado Comum

Apesar de suas vantagens, um mercado comum também pode trazer riscos.

O primeiro risco é que, se os países membros estiverem em situações socioeconômicas muito distintas, o mais frágil pode sofrer. Por exemplo, suas empresas nacionais vão perder espaço para os produtos importados (que vão chegar com preço competitivo, graças à eliminação das barreiras), enquanto sua população vai migrar em grande escala para os outros países.

Outro risco grave está ligado justamente a essa tendência de deslocamento de pessoas para um certo país do mercado comum, devido às melhores condições de vida que ele oferece. O problema é que, com o aumento populacional decorrente da migração, essas condições podem acabar piorando, devido à falta de capacidade para atender a todos. Então, salários diminuem e serviços públicos, como saúde e educação, tornam-se ineficientes.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados