Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Mercado

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:09/01/2020 às 21:15 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é o mercado?

De modo geral, mercado é o nome dado ao local em que dois ou mais sujeitos negociam um bem. Esse local pode ser físico, como aquela barraca na feira onde você come um pastel toda semana, ou um local "imaterial", como é o caso de todos os trabalhadores e empregadores, que formam um conjunto maior chamado de mercado de trabalho.

Como resultado das ações de um grupo de pessoas, que pode ser inclusive do tamanho uma nação/continente/mundo inteiro, os mercados têm a capacidade espetacular de detalhar a forma como essas pessoas pensam e se comportam. De fato, sem elas e suas decisões, o mercado não existiria.

Por que é importante esclarecer a definição de mercado?

Porque, primeiramente, é um termo muito utilizado, não só no contexto financeiro, como em todas as outras áreas da vida de uma pessoa. É tanto "o mercado está desfavorável para a iniciativa X ou Y, no momento" ou "o mercado está muito favorável para pessoas como você, que fazem A ou B", que às vezes o próprio termo perde o sentido.

Tal qual "A Sociedade", "A Política", "As Pessoas", O Mercado pode acabar se tornando quase uma entidade mágica, com que eu, você, o seu vizinho ou os seus pais não têm nada a ver com isso.

Quem nunca ouviu alguém reclamar que A Sociedade anda muito egoísta? Ou que A Política é a culpada por todos os problemas da cidade? Sem falar em As Pessoas que são muito mal educadas hoje em dia? Em todas essas frases, quem as fala não se vê como parte disso. É mesmo uma entidade à parte.

Com o mercado não é diferente. Quando dizemos que o mercado de trabalho anda muito difícil, que o mercado de ações é muito arriscado por natureza ou mesmo que os supermercados estão com preços exorbitantes, deixamos de ver que nós somos em parte o mercado de trabalho, o mercado de ações e até o supermercado.

Se você trabalha, investe ou consome (o que mexe com a oferta e demanda e, consequentemente, interfere nas cotações), é oficialmente parte dos mercados.

Assim sendo, da próxima vez em que falarem dos mercados para você, se questione que mercado é esse especificamente, quais são as pessoas que o compõem e como você se encaixa nisso tudo. O mercado não existe sem aqueles dois ou mais sujeitos que negociam os bens, lembra? Em suma, eles não existem sem as pessoas.

Quais os mercados são mais importantes para quem investe?

Quando te pedimos para questionar qual é o tipo de mercado do qual se está falando no tópico anterior, estamos nos amparando principalmente no princípio de que mesmo os mercados podem conter sub-mercados.

Seguindo essa lógica, a seção de hortifruti, padaria ou açougue do supermercado poderiam ser considerados sub-mercados também, de modo que as dinâmicas estabelecidas neles seriam analisadas individualmente.

No mercado financeiro, algo semelhante acontece. Como as pessoas negociam bens diferentes, com condições diferentes, sub-grupos acabam se formando e dando origem a seus próprios mercados, como forma de facilitar as análises.

Aqui mesmo no Glossário Financeiro do Mais Retorno temos mais de uma dezena de artigos apenas sobre mercados específicos, que se enquadram dentro do mercado financeiro. Confira alguns deles:

  • Mercado de ações: inclui a compra e venda de ações efetuadas na Bolsa de Valores;
  • Mercado de câmbio: inclui a compra e venda de moeda estrangeira e as transferências realizadas para o exterior e os recebimentos oriundos deste, além dos gastos atrelados aos cartões de crédito internacionais;
  • Mercado de crédito: inclui a transferência de capital dos agentes superavitários para os agentes deficitários, intermediada por instituições financeiras como os bancos.
Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados