Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Média ponderada

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:16/04/2020 às 18:54 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Média Ponderada?

Média Ponderada, ou Média Aritmética Ponderada, é o número que representa a média de um conjunto de valores com pesos distintos. Ela se diferencia da Média Simples, que não leva em consideração os pesos de cada valor.

Calma, lembrou dos seus terríveis tempos de escola? Pois saiba que a média aritmética não é apenas importante para um aluno passar de ano na aula de matemática. Para entender como ela afeta a sua vida e os seus investimentos, continue lendo!

Entendendo a Média Ponderada

A média ponderada permite descobrir qual é o valor médio, em um conjunto de valores no qual cada um tem um peso distinto. A fórmula para o cálculo da média ponderada é a seguinte:

Mp = [(N1 x P1) + (N2 x P2) + (N3 x P3) + ... (Nx x Px)] ÷ (P1 + P2 + P3 + ... Px)

Em que:

  • Mp é a média ponderada
  • N é cada valor do conjunto
  • P é o peso correspondente de cada valor do conjunto

Um detalhe importante é que, geralmente, os pesos são distribuídos na base 10 ou 100. Em outras palavras, eles representam a participação do valor em relação a um total de 10 ou 100. Portanto, a soma dos pesos será 10 ou 100. Essa não é uma regra, porém, é uma prática comum, pois torna os cálculos mais simples.

Para entender melhor, vejamos alguns exemplos.

Primeiro, considere um conjunto formado pelos seguintes valores e pesos:

  • 30, peso 1
  • 40, peso 2
  • 20, peso 2
  • 15, peso 5

Aplicamos a fórmula.

Mp = [(30 x 1) + (40 x 2) + (20 x 2) + (15 x 5)] ÷ (1 + 2 + 2 + 5)

Mp = [30 + 80 + 40 + 75] ÷ 10

Mp = 225 ÷ 10 = 22,50

É interessante comparar o resultado do cálculo da média ponderada com o resultado do cálculo da média simples, usando o mesmo conjunto de valores. Como a média simples não leva em consideração os pesos de cada valor, temos:

Ms = (30 + 40 + 20 + 15) ÷ 4

Ms = 105 ÷ 4 =  26,25

Como o valor com maior peso no conjunto é 15, na média ponderada, ele traz o valor médio para baixo. Enquanto isso, na média simples, os valores mais altos de 30 e 40 levam o valor médio para cima, mesmo tendo um peso menor.

Usos da Média Ponderada

A média ponderada é usada principalmente para evitar distorções no valor médio, ao considerar os pesos individuais de cada valor, já que essas distorções são o "ponto fraco" da média simples. 

O exemplo mais simples e comum de uso da média ponderada é no cálculo da média de notas dos alunos em um curso.

Ela permite considerar a o nível de dificuldade ou de relevância de cada atividade em relação ao curso, de modo que as atividades mais importantes tenham um peso maior. Assim, um aluno que vai bem nessas atividades não será prejudicado injustamente se tiver um desempenho inferior em uma atividade considerada menos importante.

Outro exemplo de como a média ponderada pode ser utilizada é para o cálculo do rendimento de uma carteira de investimentos diversificada.

Em uma carteira diversificada, existem vários ativos e até várias classes de ativos, cada um com seu próprio rendimento. Para descobrir o rendimento da carteira, a média simples não é suficiente, porque ela não considera o fato de que cada ativo tem uma participação (ou seja, um peso) em relação ao todo.

Suponha que Antonio tem uma carteira diversificada, composta por:

  • Ações, com rentabilidade de 12%, correspondem a 30% da carteira (portanto, peso 3)
  • Cotas de fundos, com rentabilidade de 7%, correspondem a 20% da carteira (portanto, peso 2)
  • Títulos de renda fixa, com rentabilidade de 5%, correspondem a 50% da carteira (portanto, peso 5)

Nesse caso, a rentabilidade geral da carteira pode ser calculada assim:

Mp = [(0,12 x 3) + (0,07 x 2) + (0,05 x 5)] ÷ 10

Mp = [0,36 + 0,14 + 0,25] ÷ 10

Mp =  0,75 ÷ 10 = 0,075 ou 7,5%

Considerando a participação das classes de ativos na carteira de Antônio, a rentabilidade média é de 7,5%. 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados