Open Nav Logo Mais Retorno

MBO – Management Buy Out

O que é MBO - Management Buy Out?

MBO ou Management Buy Out é um termo da área financista que serve para descrever a compra da empresa pelos seus próprios gestores ou administradores.

Ou seja, o MBO é quando os gestores de uma empresa fazem a aquisição da própria. Essa compra pode acontecer de várias formas, mas a mais tradicional é que seja através de dívida mais dinheiro à vista ou ativos.

Por ser tratar de uma compra que muitas vezes pode conter valores substanciais, os gestores geralmente não têm condições de arcar com os valores sozinhos.

Os gestores que trabalham na empresa podem se juntar e comprar o controle da firma se tornado os novos sócios da empresa.


Como o MBO acontece?

Geralmente os sócios de uma empresa acabam querendo se aposentar dos negócios em um determinado ponto.

Nesse momento, os sócios procuram vender o negócio para conseguir levantar uma boa quantidade de dinheiro e poderem se aposentar com qualidade.

Nessa hora pode haver dois tipos de situação:

Ou pode haver uma MBO, uma compra de dentro, por meio dos gestores da firma;

Ou pode acontecer um MBI (Management Buy In) quando gestores externos compram a empresa e fazem a substituição dos gestores internos.

Comparando as duas possibilidades, é fato que a primeira é a melhor alternativa para a empresa.

Os gestores que trabalham na empresa já possuem todo o conhecimento e provavelmente não teriam dificuldades em “tocar” o negócio.

Por outro lado, os novos gestores poderiam sentir certa dificuldade, inclusive para analisar e gerir os atuais profissionais que já trabalham na empresa.

Portanto, a primeira opção poderia ser a melhor alternativa para todos. Lógico que para isso acontecer, a oferta feita pelos gestores internos deve ser atraente aos olhos dos sócios.

Caso uma oferta de fora seja mais interessante, é possível que a venda para fora seja executada.

Vale destacar que a compra realizada pelos gestores da própria empresa também pode significar a salvação de empregos que já existem na firma.

Em alguns casos ocorre um MBO por conta dos gestores acreditarem mais no negócio que os próprios donos atuais, de forma que eles estejam dispostos a correrem riscos para fazer um negócio endividado se reerguer, por exemplo.

Vantagens e desvantagens do MBO

Fundos de investimentos, em grande parte, são bons parceiros para realizar a compra de uma empresa.

Os fundos possuem bastante dinheiro e se for do interesse do gestor, a compra de uma empresa pode ser realizada.

Porém, é comum que os fundos deem prioridade para operações executadas por gestores de fora, ou melhor, para gestores que já possuem uma relação com o fundo em específico.

Quando o fundo já conhece quem vai fazer a gestão, as coisas podem se tornar mais fáceis para ambas às partes. Além disso, o fundo tem uma segurança maior de que o negócio realmente pode se tornar rentável.

Na maioria das vezes a estratégia do fundo é tornar a empresa fechada ao público por um bom tempo, a fim de reestruturar todo o negócio e colocar as coisas no lugar.

Posteriormente, o fundo faz a abertura da empresa ao mercado com objetivo de conseguir captar recursos por meio da venda das ações e “dar saída” no negócio, embolsando o lucro da reestruturação.

Essa é uma estratégia que muitos fundos de investimento fazem, especialmente os conhecidos como Venture Capital. Sendo assim, a compra da empresa pelos seus próprios gestores pode ser algo que afasta os fundos de investimento da operação.

Mas a administração externa pode cometer erros com relação à condução do negócio. Se, para a gestão que integra a empresa, administrar um negócio já pode ser considerada uma tarefa difícil, imagina para gestores de fora desempenharem o mesmo serviço.

A lentidão para conseguir aperfeiçoar os métodos de análise e até compreender como o negócio funciona, pode acabar comprometendo o faturamento e até a empresa como um todo.

Sendo assim, a manutenção da gestão original da empresa seria a melhor solução nesse cenário.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão