Open Nav Logo Mais Retorno

Matriz BCG

O que é Matriz BCG?

A Matriz BCG é uma ferramenta usada para realizar uma análise dos produtos de certa empresa, de acordo com dois fatores: market share e crescimento do mercado.

É uma forma simples de apoiar a tomada de decisões estratégicas dentro das organizações, inclusive financeiras, em relação à distribuição do orçamento entre seus produtos. Também pode ser útil para os investidores, na hora de avaliar se uma empresa tem potencial de valorização no mercado e decidir se vale a pena comprar ações.


A origem da Matriz BCG

A Matriz BCG surgiu na década de 1960. Ela recebe esse nome porque foi desenvolvida pelo Boston Consulting Group (BCG), uma consultoria de negócios sediada nos EUA.

Bruce Henderson, responsável pela criação da matriz, disse: “Para ter sucesso, uma empresa precisa ter um portfólio de produtos com diferentes taxas de crescimento e participações no mercado”.

Como é aplicada a Matriz BCG

A Matriz BCG recebe esse nome porque é realmente uma matriz.composta por dois eixos e quatro quadrantes. O eixo vertical representa crescimento de mercado e o eixo horizontal, market share. Os quadrantes são:

  • Produtos estrela: apresentam alto crescimento de mercado e detêm alto market share;
  • Produtos vaca leiteira: apresentam baixo crescimento de mercado, mas detêm alto market share;
  • Produtos em questionamento: apresentam alto crescimento de mercado, mas detêm baixo market share;
  • Produtos abacaxi: apresentam baixo crescimento de mercado e detêm baixo market share.

Matriz BCG

O papel dos gestores da empresa, ou do investidor, é posicionar cada produto da empresa (ou cada serviço, cada solução) em cada um dos quadrantes da matriz.

Para o gestor, isso permite uma visualização muito mais clara do que deve ser feito para otimizar os resultados do negócio.

Para o investidor, revela se as ações da empresa são uma boa aposta de ativo para sua carteira.

O cenário ideal

O cenário ideal de uma matriz BCG é composto por produtos estrelas e vacas leiteiras. O primeiro representa potencial para vender cada vez mais no futuro, enquanto o segundo representa estabilidade nas vendas no presente.

As vacas leiteiras sofrem com um risco importante: como o mercado não cresce, ele pode ser substituído por uma solução mais inovadora que arrebate os consumidores.

O fato de ter vacas leiteiras não significa que a empresa esteja imune a concorrentes. Por isso, é essencial buscar também produtos estrelas.

Medidas necessárias

Se uma Matriz BCG revela a existência de produtos em questionamento e abacaxis, algumas medidas são necessárias.

No caso dos produtos em questionamento, o problema é a baixa participação de mercado do produto, portanto, é preciso desenvolver formas de conquistar mais market share.

Para fazer isso, um trabalho sólido de marketing é essencial. Geralmente, produtos novos caem nesse quadrante, mas é importante empregar esforços para transferi-los logo ao quadrante das estrelas ou vacas leiteiras.

No caso dos produtos abacaxis, infelizmente, pouco pode ser feito para "salvar" o produto. Um erro comum dos empresários é mantê-los no mercado apenas por apego à ideia; porém, idéias não geram lucro!

Por isso, em geral, recomenda-se que eles sejam simplesmente retirados de circulação. Do contrário, eles continuam consumindo recursos sem gerar retorno significativo.

Problemas da Matriz BCG

Assim como qualquer ferramenta no mundo dos negócios, podemos identificar alguns problemas na Matriz BCG.

As principais críticas apontam que ela faz uma simplificação excessiva dos produtos e que nem sempre é fácil quantificar market share. Além disso, na análise da Matriz, em geral assume-se que é possível aumentar a participação de mercado de um produto por meio de investimentos em marketing, o que nem sempre é viável na prática.

Apesar das críticas, a Matriz BCG é um recurso útil, desde que seja utilizado sempre em conjunto com outras ferramentas de análise do negócio, como a Matriz SWOT.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados