Última modificação em 29 de outubro de 2020

O que é Matriz 9 Box?

A Matriz 9 Box, também conhecida como matriz de desempenho e potencial, é uma ferramenta bastante visual, o que torna os seus resultados mais fáceis de serem enxergados — o que descomplica o trabalho dos gestores. Criada no início dos anos 1970, surgiu da necessidade de desenvolvimento de uma estrutura que conseguisse lidar com as inovações trazidas pelas empresas que estavam surgindo naquela época.

Hoje em dia, a Matriz 9 Box é uma das ferramentas de avaliação de desempenho mais importantes para os negócios que se dedicam a ter uma atuação mais estratégica a respeito da gestão de pessoal. Como é fácil de ser utilizada, sua montagem é bem simples e pode ser feita em uma planilha ou até mesmo em uma folha de papel.

Com o box elaborada, cada um dos colaboradores será avaliado e seus nomes serão anotados no quadrado que mais definir seu potencial e seu desempenho. Dessa forma, é possível observar como cada um deles está cumprindo os objetivos relacionados às atividades da empresa.

Por que utilizar a Matriz 9 Box?

Hoje em dia, a dinâmica dos ambientes organizacionais não permite mais que as decisões sejam baseadas simplesmente em subjetivismos. Isso significa que a construção de uma liderança não é mais uma das maiores missões de uma empresa. Também é necessário que metas alcançadas e resultados positivos sejam garantidos.

Cada vez mais é exigido dos líderes uma postura e um nível a mais de foco, clareza e imparcialidade. Sendo assim, uma solução como a Matriz 9 Box é como um ponto seguro em meio a diversas possibilidades — e mesmo impossibilidades — que precisam ser melhor desvendadas pelos colaboradores, gestores e mesmo diretores.

Essa ferramenta também pode auxiliar no momento em que os talentos de uma empresa são promovidos, já que ela pode tanto acompanhar o desempenho de cada um deles quanto conhecer suas expectativas em relação às novas demandas e metas. Em resumo, a Matriz 9 Box pode ser considerada como uma garantia de resultados reais a curto prazo.

Qual é a importância da Matriz 9 Box?

O uso da Matriz 9 Box tem muita importância para as empresas porque é adotado no ambiente como uma forma de diminuir a rotatividade dos colaboradores — e, consequentemente, reter talentos. Com o uso dessa ferramenta, também é possível saber quais colaboradores precisam desenvolver mais suas habilidades profissionais.

Quando gestores utilizam ferramentas para gestão de pessoas como a Matriz 9 Box, fica muito mais fácil obter informações sobre o desempenho da equipe. Da mesma forma, é mais simples estabelecer estratégias para que o desenvolvimento dos talentos seja concluído, assim como auxiliar para que possam ocupar mais cargos de liderança dentro da empresa no futuro.

A Matriz 9 Box ainda é uma ferramenta muito importante para quem lida diretamente com a questão da gestão de talentos ou ocupa cargos mais altos — como os de gerência. É por meio dessa ferramenta que o plano de sucessão, que é um processo essencial para que a empresa consiga se manter competitiva em um mercado cada vez mais disputado e mais complexo, pode ser criado.

Quais são os benefícios em utilizar a Matriz 9 Box?

Uma das maiores vantagens da Matriz 9 Box é o fato de que ela contribui para o desenvolvimento da capacidade de cada um dos integrantes da equipe de trabalho — o que é um dos processos mais complicados de qualquer empresa. Além disso, com a utilização correta dessa ferramenta, toda a gestão tende a ser ainda mais favorecida por análises menos parciais e mais assertivas.

Outros benefícios da Matriz 9 Box incluem:

O resultado de todos esses benefícios implica diretamente no crescimento dos colaboradores da empresa — independentemente da função. A valorização e a perspectiva de crescimento também são itens que ganham, cada vez mais, importância e relevância por parte dos especialistas em relação aos benefícios e remuneração nas instituições.

Termo do dia

Índice de Negociabilidade (IN)

O que é Índice de Negociabilidade? O Índice de Negociabilidade (IN) é uma medida que visa entender o volume de negócios que um determinado ativo possui…