Open Nav Logo Mais Retorno

Markowitz

Quem é Harry Markowitz

Harry Max Markowitz é um dos principais economistas dos EUA. Uma de suas mais importantes contribuições foi na criação do Modelo de Markowitz, que permite calcular o risco de uma carteira de investimentos, independentemente do tipo de ativos que a compõem.

Markowitz obteve também grandes feitos em sua vida profissional e acadêmica, veja aqui mais detalhes:


Biografia e vida profissional de Harry Markowitz

Harry Markovitz nasceu em 24 de Agosto de 1927, em Chicago, nos EUA. De família judia, ele desenvolveu um interesse em física e em filosofia durante o Ensino Médio. Posteriormente, estudou na Universidade de Chicago, onde especializou-se em Economia.

Enquanto ainda era um estudante, ele foi convidado para se tornar um membro da Cowles Commission for Research in Economics, relevante grupo de pesquisas em economia, fundado por Alfred Cowles.

Em sua tese acadêmica, Markowitz escolheu trabalhar com a aplicação da matemática para a análise do mercado de ações. Ele percebeu que o modelo aplicado até então, que era o Modelo do Valor Presente de John Burr Williams, não contava com uma análise de impacto do risco.

Assim, ele desenvolveu sua própria teoria de alocação de portfólio em condições de incerteza. Markowitz publicou essa teoria pela primeira vez em 1952, no Journal of Finance.

Em 1989, Markowitz ganhou o prêmio John von Neumann Theory Prize, por suas contribuições. No ano seguinte, ganhou o Prêmio Nobel Memorial de Ciências Econômicas.

Atualmente, Markowitz trabalha como professor na Rady School of Management da University of California, em San Diego.

Modelo de Markowitz

O modelo de Markowitz é também conhecido como Teoria Moderna do Portfólio. Trata-se de uma teoria pela qual investidores adversos ao risco podem construir seu portfólio para obter mais retorno a partir de um determinado nível de risco de mercado.

Esse modelo permite encontrar o maior nível de retorno para um certo nível de risco; ou, ao contrário, o menor nível de risco para um certo nível de retorno.

A base desse modelo é a construção de “fronteiras eficientes” de portfólios otimizados, considerando que risco e retorno devem ser avaliados em conjunto dentro da carteira de investimento.

Essas fronteiras eficientes são as combinações possíveis de ativos, apresentadas como pontos em um gráfico no qual o eixo X corresponde ao risco e o eixo Y corresponde ao retorno.

Os pontos são conectados, formando uma curva hiperbólica ascendente, que representa a fronteira mais eficiente. Dessa forma, o investidor consegue identificar com boa precisão qual é a combinação de ativos capaz de produzir o resultado mais eficiente.

Fronteira Eficiente Selic e Ibovespa

Por meio do Modelo de Markowitz, apoiando-se em medidas estatísticas, o investidor consegue construir um portfólio no qual o retorno individual de um certo ativo é menos importante do que o desempenho que ele apresenta no contexto geral da carteira.

Esse é, essencialmente, o benefício da diversificação dos ativos, pela qual muitos especialistas advogam.

O retorno do porfólio, no Modelo de Markowitz, é calculado por meio da soma ponderada do retorno dos ativos que o compõem. Por outro lado, o risco do portfólio é calculado através de uma complexa função das variâncias e correlações dos ativos.

Felizmente, os investidores hoje podem contar com as planilhas do Excel para automatizar esses cálculos sem erros!

O Modelo de Markowitz revolucionou a maneira como as pessoas investem e, apesar de ter mais de 50 anos, até hoje influencia a maneira como gestores de fundos trabalham na seleção da combinação e proporção ideal de ativos a adotar para os fundos de investimento.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados