Open Nav

Mario Draghi

Quem é Mario Draghi?

Mario Draghi é o nome de um proeminente economista e banqueiro italiano, que alcançou grande destaque no mercado financeiro a partir de sua renomada carreira à frente de grandes instituições, como o Tesouro Nacional da Itália, o Banco Mundial e o Banco Central Europeu. Enquanto neste último, aliás, chegou a ser considerada a oitava pessoa mais influente de todo o mundo, pela Forbes.

Draghi nasceu ainda em 1947 e se graduou na Universidade de Roma La Sapienza ao final da década de 1960. Em 1976, por sua vez, o italiano complementou a sua formação com um diploma estadunidense: o doutorado em Economia pelo MIT (o Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

Nas décadas seguintes, ele desempenhou diversos cargos, tanto acadêmicos quanto executivos. Entre 1981 e 1991, por exemplo, Draghi foi professor titular da Universidade de Florença, ao mesmo tempo em que era Diretor Executivo do Banco Mundial, entre 1984 e 1990.


Como Mário Draghi ganhou notoriedade no mercado financeiro?

O cargo no Banco Mundial foi apenas um dos pontos relevantes na jornada profissional de Mário Draghi, que após essa passagem liderou as reformas ligadas à legislação societária e financeira italiana.

Assim como passou uma década como professor da Universidade de Florença, ele também dedicou o mesmo período ao Tesouro Nacional, deixando o cargo em 2002 para atuar no corpo diretivo do famoso banco Goldman Sachs. Mas o vai-e-vem entre o setor público e privado não parou por aí.

Em 2006, Draghi assumiu o Banco da Itália, saindo de lá para assumir o Banco Central Europeu entre 2011 e 2019. Nessa instituição, o italiano atingiu o seu ápice em influência. Graças à sua liderança, a deflação e o desemprego declinaram no período, ainda que a meta para a inflação (de 2%) não tenha sido atingida.

Por isso, e por toda a sua trajetória, Mario Draghi acumula 4 prêmios e honrarias, entre eles o de Cavaleiro de Grã-Cruz da Ordem do Mérito da República Italiana e o de Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados