Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Mario Draghi

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:16/01/2020 às 20:54 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

Quem é Mario Draghi?

Mario Draghi é o nome de um proeminente economista e banqueiro italiano, que alcançou grande destaque no mercado financeiro a partir de sua renomada carreira à frente de grandes instituições, como o Tesouro Nacional da Itália, o Banco Mundial e o Banco Central Europeu. Enquanto neste último, aliás, chegou a ser considerada a oitava pessoa mais influente de todo o mundo, pela Forbes.

Draghi nasceu ainda em 1947 e se graduou na Universidade de Roma La Sapienza ao final da década de 1960. Em 1976, por sua vez, o italiano complementou a sua formação com um diploma estadunidense: o doutorado em Economia pelo MIT (o Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

Nas décadas seguintes, ele desempenhou diversos cargos, tanto acadêmicos quanto executivos. Entre 1981 e 1991, por exemplo, Draghi foi professor titular da Universidade de Florença, ao mesmo tempo em que era Diretor Executivo do Banco Mundial, entre 1984 e 1990.

Como Mário Draghi ganhou notoriedade no mercado financeiro?

O cargo no Banco Mundial foi apenas um dos pontos relevantes na jornada profissional de Mário Draghi, que após essa passagem liderou as reformas ligadas à legislação societária e financeira italiana.

Assim como passou uma década como professor da Universidade de Florença, ele também dedicou o mesmo período ao Tesouro Nacional, deixando o cargo em 2002 para atuar no corpo diretivo do famoso banco Goldman Sachs. Mas o vai-e-vem entre o setor público e privado não parou por aí.

Em 2006, Draghi assumiu o Banco da Itália, saindo de lá para assumir o Banco Central Europeu entre 2011 e 2019. Nessa instituição, o italiano atingiu o seu ápice em influência. Graças à sua liderança, a deflação e o desemprego declinaram no período, ainda que a meta para a inflação (de 2%) não tenha sido atingida.

Por isso, e por toda a sua trajetória, Mario Draghi acumula 4 prêmios e honrarias, entre eles o de Cavaleiro de Grã-Cruz da Ordem do Mérito da República Italiana e o de Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados