Open Nav Logo Mais Retorno

Margem de Contribuição

O que é Margem de Contribuição?

A margem de contribuição pode ser calculada em uma base bruta ou por unidade. Ela representa o dinheiro incremental gerado por cada produto ou linha de serviço vendidos após a dedução da parcela variável dos custos da empresa.

Assim, podemos dizer que essa métrica indica como um determinado produto ou serviço contribui para o lucro geral da empresa. Ou melhor, ela demonstrar o potencial de lucro de um determinado produto ou serviço oferecido por uma empresa e mostra a parte das vendas que ajuda a cobrir os custos fixos da empresa.

A Margem de Contribuição é uma métrica semelhante à Margem Líquida e a Margem Bruta.

No entanto, ao invés de analisar todo o DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) como ocorre com a Margem Líquida ou analisar todo o resultado excluindo a parte financeira e os impostos sobre o lucro como ocorre com a Margem Bruta, a Margem de Contribuição terá como alvo do cálculo a Receita Bruta, os custos fixos e variáveis do negócio.


Como calcular a Margem de Contribuição?

O cálculo da margem de contribuição é relativamente fácil. A fórmula é a seguinte:

MC = PV – ( CV + DV )

Onde: MC = Margem de contribuição unitária; PV = Preço de Venda unitário; CV = Custo variável unitário ou Custo das Mercadorias Vendidas(CMV) e DV = Despesa variável unitária.

Como você pode ver, para o cálculo preciso da margem de contribuição é preciso ter uma classificação contábil rigorosa e um sistema de custeio funcional. Somente assim, é possível identificar corretamente os custos e despesas variáveis atrelados a cada produto ou serviço.

Para que serve a Margem de Contribuição?

A margem de contribuição é a base para a análise do ponto de equilíbrio usada no planejamento geral de custos e preços de venda de produtos.

Além disso, ela ajuda a separar os componentes de custo fixo e lucro provenientes das vendas determinados produtos ou serviços. Dessa forma, ela pode ser usada para determinar a faixa de preço de venda, os níveis de lucro que podem ser esperados de cada produto ou serviço, estrutura de comissões de vendas, etc.

A margem de contribuição também é um importante instrumento para avaliar seu mix de produtos ou de linhas de serviços. Com ela, você pode, por exemplo, verificar quais itens são mais lucrativos (possuem melhor margem) e assim, direcionar melhor os esforços de vendas, recursos de produção, etc.

Da mesma forma, produtos ou serviços com margem negativa ou muito baixas podem ter seus preços de venda reavaliados ou podem, inclusive, ser descontinuados, caso não sejam estratégico para a empresa.

A margem de contribuição é importante para os investidores?

Investidores e analistas também podem se interessar pela margem de contribuição dos produtos de uma empresa. Por exemplo, uma empresa de bebidas pode ter 15 produtos diferentes, mas a maior parte de seus lucros pode vir de um produto específico.

Juntamente com a administração da empresa, os investidores podem ficar de olho na margem de contribuição deste produto a fim de avaliar a dependência da empresa em relação ao seu desempenho principal.

Se a empresa afastar seu foco de investimento do produto estrela, ou ainda o surgimento de um produto concorrente, pode indicar que a lucratividade da empresa e, eventualmente, o preço de suas ações podem sofrer impacto negativo.

Como você pode ver, o conceito de margem de contribuição é aplicável em vários níveis, segmentos de negócios e produtos. Ela pode ser calculada para uma empresa inteira, para uma subsidiária, para uma divisão ou unidade de negócios específica, para um centro ou instalação específico, etc. Além disso, essa métrica pode ser usada para diversos fins gerenciais e também por investidores.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados