Open Nav Logo Mais Retorno

Mankiw

Quem é Gregory Mankiw?

Nicholas Gregory Mankiw, nascido em Trenton, Nova Jérsei - EUA, é um influente professor de economia na Universidade de Harvard. Ele ganhou notoriedade pela publicação do best-seller "Introdução à Economia -  Princípios de Micro e Macroeconomia" que, em 20 anos, lhe rendeu a fortuna de US$ 42 milhões apenas em direitos autorais.

Essa obra, inclusive, é bastante popular no Brasil. Trata-se de uma bibliografia quase obrigatória nos cursos de economia em diferentes universidades brasileiras.

Porém, a trajetória de Mankiw não se resume à vida acadêmica. Grande expoente do que se convencionou chamar de neo keynesianismo, Mankiw ocupou cargos importantes, sendo um deles na equipe econômica do ex-presidente norte-americano George W. Bush, entre 2003 e 2005. Além disso, por muito tempo ele foi conselheiro do partido republicano americano.


Formação do Gregory Mankiw

Gregory Mankiw se formou bacharel em economia na Universidade de Princeton, no ano de 1975. Concluída a graduação, ele chegou ao doutorado em filosofia no MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Em 1984, também pelo MIT, ele concluiu o Phd em economia.

No ano de 1985, ele já era professor assistente em economia na Universidade de Harvard. Logo depois, ele passou a ocupar uma cadeira de professor titular.

Principais trabalhos acadêmicos de Gregory Mankiw

Confira os títulos das principais publicações do professor Gregory Mankiw:

  •  (1985) "Custos de Menus Pequenos e Ciclos de Grandes Negócios: Um Modelo Macroeconômico de Monopólio".
  •  (1992) "Uma contribuição para o empírico do crescimento econômico". Jornal trimestral de economia .
  •  (1996) "Introdução a economia".
  •  (1998) "Princípios de Economia".
  •  (2010). "Macroeconomia"

10 princípios da economia de acordo com N. Gregory Mankiw

Em seu livro mais celebrado, "Introdução à economia", Mankiw enumerou 10 princípios da economia. Esses preceitos têm sido tomados como direcionadores em muitas estratégias, tanto para empresas como para investidores.

Como as pessoas tomam decisões:

1- As pessoas enfrentam Tradeoffs;

2 - O custo de algo é o que você desiste para obtê-lo;

3 - Pessoas racionais pensam na margem;

4 - Pessoas reagem a incentivos;

Como as pessoas interagem:

5 - O comércio pode ser bom para todos;

6 - Os mercados geralmente são uma boa maneira de organizar a atividade econômica;

7- Às vezes os governos podem melhorar os resultados dos mercados;

Como a economia funciona:

8 - O padrão de vida de um país depende da sua capacidade de produzir Bens e Serviços;

9 - Os preços sobem quando o governo emite moeda demais;

10 - Sociedade enfrenta um Tradeoff de curto prazo entre Inflação e Desemprego.

Colaboração com o governo americano

Em 2003, o presidente George W. Bush nomeou Mankiw como presidente do Conselho de Assessores Econômicos (CEA), cargo que ocupou entre os anos de 2003 e 2005. Enquanto ocupava o cargo, Mankiw fazia parte de um projeto voltado a promover maior fiscalização sobre empresas que recebiam algum tipo de subsídio governamental, as chamadas Government-Sponsored Enterprise.

Retorno à Harvard

Depois de deixar o CEA, Gregory Mankiw voltou a lecionar em Harvard, assumindo uma das aulas mais populares universidade, o curso introdutório de economia. Até os dias de hoje ele está a frente dessa disciplina, que nas aulas inaugurais conta com auditórios abarrotados. Em 2018, foram 418 alunos inscritos.

Desde seu retorno às salas de aula, Mankiw também se tornou figura influente na internet. Tudo começou com um blog pessoal em que ele postava material auxiliar para alunos da disciplina de introdução à economia.

Contudo, esse espaço passou a servir para que ele tecesse comentários sobre a conjuntura econômica, o que permitiu que ele angariasse um público muito maior que apenas seus estudantes.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados