Open Nav Logo Mais Retorno

Luis Stuhlberger

Quem é Luis Stuhlberger?

Luis Stuhlberger é um gestor de fundos brasileiro, responsável pelo gerenciamento do Fundo Verde, um dos principais hedge funds do Brasil.

Nascido em São Paulo, no ano de 1955, começou a construção de um currículo de destaque logo cedo, alcançando notórios resultados no mercado de ouro na década de 1980.

Antes disso, no entanto, Stuhlberger quase foi levado à outra área: a de engenharia civil. Formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), chegou a trabalhar em construtoras, somente tomando os rumos de gestor ao se especializar em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A fundação do Fundo Verde, fundo de investimento que o tornou famoso (e sobre o qual falaremos mais adiante), se deu apenas em 1997. De lá para cá mais de 2 décadas se passaram, com tantas mudanças econômicas quanto possível, mas as estratégias de Stuhlberger em cada uma delas ainda é estudada e (por vezes) exaltada.

Não à toa, o paulista é considerado hoje uma das maiores referências quando se trata de leitura do mercado brasileiro, tendo sido capaz de valorizar o seu fundo em mais de 15.000% desde a sua criação.


Como Luis Stuhlberger ganhou notoriedade no mercado financeiro?

Para entender tamanho prestígio em torno de um gestor de fundos é necessário acompanhar a sua trajetória e os pontos de destaque em suas estratégias financeiras.

Como você viu, Luis Stuhlberger começou a se destacar no mercado financeiro a partir do seu trabalho como operador, negociando ouro.

Trabalhando na Hedging, que atualmente faz parte do Credit Suisse (assumindo o nome Credit Suisse Hedging-Griffo), Stuhlberger chegou a dealer no Banco Central. Isso significa que atuava também como um representante, intermediando operadores do ouro e o Bacen.

Quando o Plano Collor foi implementado, na década de 1990, a importância do ouro frente a outros ativos diminuiu, de modo que a diversificação de suas funções tornou-se mais necessária.

Dessa transição é que Stuhlberger adquiriu experiência como gestor de fundos, ainda na Hedging.

Somente no final da década, utilizando-se de um programa da BM&F para a constituição de novos fundos e captando recursos no mercado, é que ele levantou capital adequado para a criação do seu próprio fundo. Nasceu, assim, o Fundo Verde.

E foi atuando no seu gerenciamento que Luis Stuhlberger consolidou a sua reputação, em eventos como:

  • A crise asiática de 1997, onde associou os acontecimentos internacionais (em especial ao comportamento do dólar) com uma previsão certeira em relação aos juros brasileiros;
  • A política monetária-cambial de 1999, onde novamente anteviu o comportamento do dólar e da própria moeda brasileira;
  • A disputa eleitoral de 2002, onde se posicionou de modo a lucrar com as oscilações do mercado no período de eleições presidenciais;

Como pode-se perceber, tudo isso em apenas 5 anos de Fundo Verde. Já nessa época, o desempenho diferenciado do mesmo chamava a atenção do mercado, que começava a valorizar as posições de Stuhlberger como bom parâmetro.

Quais são as características do Fundo Verde?

Por isso mesmo, ainda se julga difícil enxergar a Luis Stuhlberger como um sujeito à parte do Fundo Verde e vice-versa (dissociar o fundo de seu fundador).

Atualmente o Fundo Verde é gerido por sua própria gestora, conhecida como Verde Asset Management (que pode ser literalmente traduzido como “Verde Gestão de Ativos”). Mesmo com a mudança, a instituição faz questão de pontuar como herdou do Fundo Verde não apenas o seu nome, como também a cultura e a excelência.

Com mais de 42 bilhões de reais em ativos sob sua gestão, a estratégia da Verde segue a diversificação padrão dos fundos multimercados, optando por diferentes níveis de riscos nas operações e diferentes tipos de estratégias dentro de um mesmo mercado.

É ainda considerada pioneira dentro da própria estrutura de fundos, tendo criado o primeiro fundo multimercado de previdência privada do Brasil.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados