Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

LTN – Letra do Tesouro Nacional

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:30/01/2019 às 16:18 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é LTN?

As LTNs nada mais são do que as letras do Tesouro Nacional. Isso mesmo, estamos falando de papéis que possuem o lastro em nossa dívida pública.

Ou seja, quando o governo federal precisa de recursos, o mesmo pode emitir tais letras para o mercado e, assim, captar recursos.

De um lado, essas letras aumentam o tamanho da dívida pública enquanto, por outro lado, os recursos que entram por meio dessa captação podem financiar diversos projetos do governo, desde iniciativas para saúde, segurança e educação, até obras de infraestrutura.

Sem dúvidas, as LTNs possuem um papel fundamental em nossas vidas, de forma direta ou indireta.

Como funciona a LTN?

A LTN tem o funcionamento semelhante às outras letras oferecidas no Tesouro Direto.

Vale lembrar que atualmente a LTN é denominada de Tesouro Prefixado. A alteração já ocorreu faz um bom tempo e teve por objetivo familiarizar as pessoas aos títulos públicos.

O Tesouro Prefixado (ou LTN) é uma modalidade de investimento que permite ao investidor conhecer a rentabilidade com antecedência.

Uma vez que a letra possui um rendimento prefixado, você terá em mãos a possibilidade de conhecer qual será o rendimento final do título.

É bom deixar claro que as letras prefixadas do Tesouro Direto (podemos incluir os títulos com rendimento atrelado ao IPCA) possuem certa volatilidade, desde a compra da letra até o seu vencimento.

Mas então, o que isso significa? Significa que o título poderá gerar prejuízos ao investidor caso o mesmo faça o resgate antes do vencimento.

A LTN ou Tesouro Prefixado segue de perto as oscilações que existem no juro futuro. Quando o juro futuro sobe, existe a possibilidade de o valor do título cair.

Essa movimentação no mercado pode trazer volatilidade em seu papel (no curto prazo) uma vez que a sua letra vai sofrer essa depreciação (até porque a mesma está travada em um juro inferior ao negociado no mercado).

Quando o juro futuro desce então a letra investida tem a tendência de se valorizar, uma vez que o juro caiu.

Essa valorização puxa o valor da sua letra para cima no curto prazo. Sendo assim, podemos concluir que o Tesouro Prefixado (LTN) e as letras do Tesouro IPCA possuem essa característica.

No curto e médio prazo, antes do seu vencimento, ambas as letras podem oferecer rendimentos acima da média. Ou, em caso de queda do mercado e eventual venda do investidor, as letras podem render prejuízos.

Para que serve a LTN?

A LTN é um investimento muito interessante, principalmente quando existe certa desconfiança sobre o país ou quando o mesmo está com os juros altos.

Quando o Brasil trabalha com uma taxa de juros elevada, esse sinal pode ser algo interessante para começar a comprar letras Prefixadas.

Em um segundo momento, quando o país já estiver com taxas de juros menores, então é preciso avaliar bem se existe a possibilidade de haver uma elevação nos juros atuais e se a taxa futura está alta ou em queda.

Enfim, as letras prefixadas são muito interessantes, mas devem ser utilizadas com bastante cuidado.

Tipos de LTNs

Ao acessar o programa de investimentos do Tesouro Direto, você vai identificar uma porção de letras.

Atualmente existem duas LTN disponíveis para investimento: uma com vencimento para 2021 e a outra com vencimento para 2025.

Por mais que ambas as letras sejam LTNs, a rentabilidade delas são diferentes e os seus respectivos vencimentos (como mencionado anteriormente) também.

Porque as LTNs

As LTNS, ou Tesouro Prefixado, possui uma função importante na carteira do investidor.

Através dessas letras você poderá conseguir rendimentos acima da média do mercado e garantir retorno fixo para o seu investimento.

Atualmente, com uma taxa Selic de 6,5% ao ano, existem LTNs pagando rendimentos acima dos 8% ao ano, chegando próximo dos 9% ao ano.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados