Open Nav Logo Mais Retorno

Longo Prazo

O que é o longo prazo?

Longo prazo é o nome dado ao período de tempo entre o presente e uma data limite no futuro, que marca o alcance de uma meta ou a concretização de um acordo específico.

Em geral, são considerados eventos de longo prazo aqueles a se realizarem a partir de 3 ou 5 anos, a contar da data de compromisso. No caso dos objetivos, por exemplo, é a data na qual ele é traçado; nos investimentos, o momento da aplicação.

No entanto, como veremos a seguir, definir o que é ou não “de longo prazo” não é uma ciência. Está muito mais relacionado à visão do observador, do que um ponto específico no calendário.

Se você também tem um ódio intenso por mosquitos, saber que eles (os machos) vivem apenas 10 dias talvez te dê algum senso de vingança.

Mas você consegue imaginar o que “pensar a longo prazo” significa na realidade desse bicho? Garantir a reprodução e te picar o máximo que puder, em pouco mais de uma semana? Perceba: o que sob a sua perspectiva é curto prazo (os próximos 10 dias) para outro ser é o cúmulo do longo prazo?

Por isso dizemos que esse é um conceito definido, sobretudo, sob a perspectiva humana (e não de modo universal e incontestável).


Como o longo prazo funciona?

Se o longo prazo é um conceito humano, por que definir a sua “duração” é tão difícil? Por que alguns o consideram após decorridos 3 anos, enquanto outros o fazem apenas após os 5?

O motivo é que não é somente a variação da espécie que modela o que é ou não longo prazo: o indivíduo e o evento também.

Pense bem: qual é o objetivo de longo prazo de um namoro? Dentro da nossa cultura, o casamento. Qual é o objetivo de longo prazo de um pai? A criação de um filho até que ele adquira independência e maturidade para se cuidar sozinho.

Qual é o objetivo de longo prazo de um universitário? Se formar na faculdade.

Verifique que, com exceção da faculdade, os outros eventos dependem dos envolvidos para terem os seus prazos fixados. O namoro pode durar 10 meses ou 10 anos: a partir da cerimônia oficial do matrimônio o seu objetivo de longo prazo estará cumprido e o projeto, encerrado. O filho, por outro lado, pode ser considerado independente o suficiente com 18 ou 30 anos.

Portanto, embora tratemos a seguir do longo prazo considerando o período de tempo convencionado, lembre-se sempre que você tem uma grande responsabilidade ao identificar o que compõe essa categoria na sua vida.

Para isso, se concentre em acompanhar a “visão geral” dos acontecimentos. Somente ao se abandonar o imediatismo é que se pode enxergar adiante.

O que são objetivos de longo prazo?

Muitos são os métodos de organização e planejamento de vida que tentam restringir o que um objetivo de longo prazo significa.

Abrangendo períodos acima dos 3 anos, o que se sabe é que eles estão em horizontes muito mais elevados. Assim sendo, demandam um planejamento prévio intenso para se concretizarem. São considerados realmente importantes para quem os formula e a sua qualidade de vida no futuro depende da realização dessas metas.

Alguns exemplos de objetivos longo prazo são:

  • Se casar;
  • Ter um filho;
  • Fazer uma faculdade;
  • Comprar um imóvel;
  • Se mudar para outro país;
  • Se aposentar com X anos;
  • Abrir o próprio negócio.

Perceba que, para algumas pessoas, alguns desses itens podem ser cumpridos já a curto prazo. Contudo, para quem os define como objetivos de longo prazo, ainda se encontram distantes.

O que são investimentos de longo prazo?

No mercado financeiro, se convencionou chamar de investimentos de longo prazo as aplicações cujo período de maturação é superior a dois anos. Nesse caso, incluem-se tanto os de renda fixa quanto variável.

Ainda assim é possível definir os seus próprios prazos, unindo os investimentos aos seus objetivos (dos quais tratamos na seção anterior).

Utilizando o goal-based investing, estratégia focada em enxergar as aplicações como parte do caminho trilhado pelo investidor para conquistar os seus sonhos, é possível agregar propósito também ao planejamento financeiro.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados