Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Locatário

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:23/12/2019 às 14:22 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

Quem é locatário?

Quando se fala em imóveis e contratos de aluguel, três termos são comumente citados: o locatário, o locador e o fiador. É assim que as pessoas envolvidas em um acordo de locação são tratadas no vocabulário jurídico e mencionados nos contratos.

O documento acaba sendo uma garantia para qualquer uma das partes envolvidas em caso de conflito ou problemas de pagamento.

O locatário é o famoso inquilino, ou seja, é a pessoa que se propõe a alugar um imóvel por um período previsto em contrato assinado. Ele tem o direito de se beneficiar do espaço, mas se responsabiliza por algumas obrigações financeiras previstas no acordo, como o aluguel, podendo incluir, IPTU e condomínio, por exemplo.

Assim como acontece com o locador, o locatário também pode ser representado legalmente por outra pessoa, ou por mais de uma, e ainda pode ser pessoa jurídica.

Como funciona o contrato com o locatário?

 

Para fazer a locação de um imóvel, o locatário deve apresentar documentos de identificação pessoal e que comprovem sua capacidade financeira para arcar com os custos do aluguel e demais possíveis cobranças.

O locador, que é o proprietário do imóvel, pode pedir mais de uma comprovação de renda, como o extrato bancário, para analisar a gestão da receita do futuro inquilino. O locatário está sujeito a apresentar alguma garantia de que, caso ele não possa pagar pelo aluguel de determinado período, poderá recorrer a alternativas.

Essas garantias são: imóvel próprio e quitado do fiador, seguro-fiança (por meio de seguradora), depósito em dinheiro (caução) ou fundo de investimento.

Direitos e deveres do locatário

A lei no 8.245/91, também conhecida como Lei do Inquilinato, trata de toda a relação locador-locatário, prevendo limites entre os direitos e deveres de cada um. Um dos artigos da lei detalha as obrigações do locatário.

Entre elas, está previsto que o locatário:

  • Pague o aluguel e encargos em dia;
  • Utilize o espaço, preservando sua estrutura e condições e não fazer alterações interna ou externa sem o prévia autorização por escrito do proprietário;
  • Devolva o imóvel, no fim do contrato, no estado em que recebeu, levando em conta as possíveis deteriorações devido ao tempo e uso;
  • Informe o locador sobre qualquer dano ou necessidade de reparo, ou mesmo perturbação por terceiros.
  • Faça os devidos reparos em caso de haver danificação do imóvel pelo locatário, seus familiares, dependentes ou visitantes;
  • Entregue qualquer documento ao locador, como intimação cobrança de encargos e tributos que seja enviada ao endereço do imóvel alugado;
  • Pague as contas de consumo (telefone, água, luz, gás, água e esgoto);
  • Permita a vistoria do imóvel pelo locador ou representante dele ou terceiros, quando informado previamente;
  • Respeite e cumpra com as regras do condomínio;
  • Pague o seguro-fiança;
  • Pague despesas ordinárias de condomínio.

As chamadas despesas ordinárias de condomínio são aquelas que atendem às necessidades da administração, como: salários e encargos; contribuições previdenciárias; consumo de água e esgoto; limpeza, manutenção e conservação de instalações de uso comum e equipamentos; pequenos reparos; reposição de fundo de reserva usado para custeios das despesas e relacionadas ao período desde que o imóvel foi alugado.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados