Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Liability Driven Investment (LDI)

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:03/07/2019 às 22:16 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Liability Driven Investment (LDI)?

Liability Driven Investment (LDI) é o nome dado a investimentos cujo direcionamento é feito pelos passivos (valores devidos). O objetivo dessa estratégia é, em primeiro lugar, conquistar ativos financeiros que sejam minimamente suficientes para a cobertura de valores que sejam devidos tanto no curto prazo, como também no longo prazo.

Em português, o termo pode ser traduzido como algo próximo a investimento dirigido por responsabilidade, afinal são as obrigações e responsabilidades (ou seja, os passivos) que induzem a tomada de decisão.

O Liability Driven Investment (LDI) é muito comum no Estados Unidos e na Europa como tentativa de equilibrar essas diferenças financeiras.

Para quem é destinado o Liability Driven Investment (LDI)?

Esse é um tipo de investimento muito comum em Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), também conhecidas como Fundos de Pensão.

Essas instituições fazem o que se chama de operação de plano de benefícios. A sua finalidade é gerenciar os benefícios de empresas para seus funcionários, principalmente no que diz respeito ao plano previdenciário.

Nesse formato, os passivos acabam sendo extremamente elevados em função do acúmulo desses benefícios de aposentadoria ao grupo de funcionários. Até que sejam exigidos, as Entidades Fechadas de Previdência Complementar utilizam-se de investimentos de Liability Driven Investment (LDI) para equilibrar sua estrutura financeira.

Ou seja, aqui você entende o conceito desse tipo de investimento e porque ele é chamado de investimento dirigido por responsabilidade: é o grande passivo que faz com que essas instituições sem fins lucrativos busquem do LDI para equilibrar-se financeiramente.

O objetivo é reduzir a responsabilidade de gerenciamento financeiro, especialmente para aqueles que reservam grandes quantias.

Aposentados também usam de estratégias de LDI?

Um aposentado também pode utilizar-se do LDI, embora isso seja muito mais comum no exterior do que no Brasil, quando a atuação costuma ficar por conta das Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

Neste caso, o aposentado precisa encontrar o seu custo médio anual para elaborar sua estratégias de investimento. O objetivo, assim como no casos de instituições que gerenciam planos de benefícios, é garantir que esses custos anuais sejam cobertos com a carteira de investimentos de LDI.

Como funciona um Liability Driven Investment (LDI)?

A estratégia de LDI funciona basicamente para gerenciar os passivos dos Fundos de Pensão ou dos aposentados enquanto clientes individuais. O dinheiro destinado à previdência precisa estar disponível quando o recurso for solicitado.

Para isso, essas instituições precisam estar atentas ao mercado financeiro para garantir minimamente os riscos em relação às variações de câmbio e da taxa de juros — aspectos que, afinal, influenciam diretamente no cuidado de altos valores e no gerenciamento do benefício.

Existem diferentes formas de trabalhar com LDI, a depender da estruturação dos Fundos de Pensão e do volume de passivo existente. Essas estratégias devem ser avaliadas periodicamente, preferencialmente em períodos minimamente anuais, para acompanhar os impactos econômicos.

Apesar da variedade de técnicas, o grande foco está sempre em encontrar alternativas para fazer com que os ativos financeiros rendam o suficiente para cobrir o aumento dos passivos com o passar do tempo, como vimos logo no começo deste texto.

Exemplo prático do uso de Liability Driven Investment (LDI)

Suponha que uma Entidade Fechada de Previdência Complementar faça suas análises e encontre a necessidade de garantir retornos de ao menos 4%. Ela vai, portanto, buscar investimentos em ativos que garantam essa quantia.

Isso é feito com a compra de títulos que tenham taxas atrativas de rendimento. Alguns deles usam de diferentes alternativas do mercado financeiro, no entanto por vezes será necessário aderir à renda fixa já que a finalidade é, acima de tudo, reduzir o risco do capital gerenciado.

Para uma estratégia individual, a conta é mais simples, exigindo apenas que o aposentado identifique o valor anual necessário e use da estratégia de Liability Driven Investment (LDI) para atingir esse objetivo.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados