Open Nav Logo Mais Retorno

LCA

O que é LCA?

A LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) é um instrumento de captação de crédito que serve para o banco acumular valores que serão destinados, de forma exclusiva, ao crédito do agronegócio.

Ou seja, os bancos vendem aos seus clientes e demais interessados do mercado, as LCAs.

Ao captar recursos com esse ativo, os bancos abrem linhas de crédito destinadas ao agronegócio, e assim, conseguem intermediar a operação financeira.

A LCA é isenta de imposto de renda, sendo assim, é um investimento que acaba se tornando ainda mais interessante aos investidores.

No final, como a captação desse recurso fica mais barata para os bancos (por conta da isenção), os empreendedores do agronegócio têm a sua disposição um crédito mais em conta em comparação direta com outras modalidades de crédito disponíveis no mercado.


Como funciona a LCA?

Da mesma forma que acontece com a LCI (Letra de Crédito Imobiliário), a LCA financia um setor em específico, o agronegócio. O “Agrobusiness” é uma das áreas econômicas do Brasil mais importantes.

Para conseguir financiar tal área, a captação de recursos pelo agronegócio é constante. Esses valores são utilizados para adiantar produções, capital de giro, investimentos, compra de maquinário e diversas outras necessidades do setor.

Então, para conseguir “turbinar” o setor e dar mais “fôlego” ao agronegócio, foram criadas as LCAs.

Mas não adianta criar um produto financeiro, se o mesmo não é atraente aos investidores. Por isso, no caso da LCA temos a isenção de imposto de renda.

Então, quando a letra vencer, e o valor for devolvido ao investidor junto dos juros, não haverá a incidência de IR sobre s ganhos.

Além disso, a LCA é garantida pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) da mesma forma que acontece com o CDB ou a poupança, por exemplo.

A única diferença que a LCA tem em comparação com o CDB, está relacionado ao seu vencimento.

Não existe LCA com liquidez diária. O tempo mínimo de permanência nesse produto financeiro é de 90 dias.

Tecnicamente, observando todas as alternativas de investimento existentes no Brasil, poucos produtos de renda fixa que, dentro desse prazo, superam a rentabilidade líquida da LCA.

Isso acontece devido à retenção de IR regressiva. Em 90 dias, por exemplo, o IR retido pode chegar aos 22,5% do rendimento do investidor.

Mesmo em um CDB que pague 110% do DI, tal rentabilidade líquida não seria equivalente ao rendimento oferecido por uma LCA com 90% do DI. Afinal, esse CDB renderia apenas 85,25% do DI depois dos impostos.

Vale destacar que as LCA podem variar bastante com relação ao vencimento, estando dentro dos 90 dias (mínimo) até períodos maiores, como 2 anos.

Observando todos esses pontos, podemos concluir que dentro dos produtos de renda fixa disponíveis no mercado, as LCA, no curto prazo e até no médio prazo, são bem atraentes.

Como investir em LCA?

O investimento em LCA pode ser feito por meio dos próprios bancos que emitem a letra ou através de corretoras de investimento que as distribuem.

Vale destacar que diferente de outros produtos financeiros como o CDB, a LCA não tem emissão “infinita”.

Ou seja, quando o banco já possui um estoque alto dessa letra, ele não faz mais novas emissões.

Isso pode acabar trazendo certas dificuldades ao investidor que está interessado em investir nas LCAs.

Por outro lado, uma alternativa que pode compensar essa demanda é a LCI, letra bem semelhante à LCA e em grande parte mais acessível.

Em média, muitos bancos oferecem a LCA pelo valor inicial de R$ 1.000,00.

Se depois da compra o investidor precisar do dinheiro antes do vencimento, ele pode tentar realizar a liquidação por meio da corretora. Para isso, basta verificar se existe a oportunidade de negociar o papel com outro investidor ou até mesmo com a própria instituição.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão