O que é JOLTS?

JOLTS, ou Job Openings and Labor Turnover Survey (em tradução literal, "pesquisa de ofertas de emprego e desligamento de funcionários"), é um relatório mensal sobre o mercado de trabalho estadunidense. Seus dados são relevantes para apontar as tendências de crescimento ou retração econômica dos EUA.

Como Investir nos Melhores Fundos

Como o relatório JOLTS é feito?

O relatório JOLTS é desenvolvido pelo Departamento de Trabalho do Bureau of Labor Statistics (BLS) a partir de uma pesquisa realizada todos os meses, com base em dados fornecidos por empregadores dos Estados Unidos.

A amostra estatística é de aproximadamente 16 mil empresas, em 50 estados - mais o Distrito de Columbia. Nesse número, estão incluídos representantes de vários setores, como varejo, indústria, construção civil, mineração, transportes, TI, serviços financeiros, educação e saúde.

Os empregadores recebem um formulário, por meio do qual relatam o número de vagas em aberto na empresa no último dia útil do mês, bem como o número de contratações e de demissões no período.

As vagas em aberto são as posições que estão disponíveis dentro da empresa, e que o empregador está ativamente buscando preencher, por meio da contratação externa. Então, se existe uma vaga para a qual não estão sendo feitos esforços de recrutamento e seleção, ou se a empresa pretende preenchê-la internamente, ela não é computada.

Outro critério importante é que aquela vaga seja para um trabalho que tem previsão de começar em até 30 dias. Portanto, se uma empresa tem uma vaga daquele tipo que fica aberta por meses antes de chamar alguém, ela também não entra no cálculo do JOLTS.

Os dados recebidos, então, são processados e transformados em um relatório, que apresenta o cenário geral do país e também parciais por região geográfica e setor da economia. 

Importância do JOLTS

O relatório JOLTS serve como um indicador da falta ou do excedente de força de trabalho nos EUA. Ele permite identificar se existe demanda não atendida por profissionais.

Para os economistas, essa é uma informação muito importante, que ajuda a analisar o ciclo de negócios no país. A existência de demanda não atendida por trabalhadores nas empresas indica que a economia está em um momento de expansão.

Porém, assim como acontece com todos os indicadores, o JOLTS não deve ser utilizado sozinho. É interessante, por exemplo, combiná-lo com dados sobre o desemprego, para avaliar a saúde do mercado de trabalho. Se existem vagas não ocupadas e também um nível significativo de desemprego, por exemplo, é porque embora exista demanda por trabalhadores, há falta de pessoal qualificado.

O JOLTS também é frequentemente combinado com o Help-Wanted Index do Departamento de Comércio, e com o Non-farm Payroll Report, do Departamento de Trabalho, que também trazem informações sobre o mercado de trabalho, para oferecer uma visão mais ampla das tendências.

Outro motivo importante para acompanhar o JOLTS é que, em longo prazo, suas informações permitem identificar a necessidade de criar, ampliar ou modificar programas voltados a incentivar educação e profissionalização.

Dados recentes do JOLTS

Dados do relatório JOLTS de fevereiro de 2020 apontam que os EUA tinham 6,9 milhões de vagas de emprego não ocupadas, representando uma queda de aproximadamente 300 mil em relação ao mês anterior.

Considerando um período de 12 meses, de março de 2019 a fevereiro de 2020, houve 70,3 milhões de contratações e 67,9 milhões de desligamentos. Isso significa um ganho líquido de 2,4 milhões de empregos. 

Ainda não existem dados do JOLTS sobre como a pandemia de Coronavírus pode ter afetado vagas em aberto, contratações e desligamentos. Porém, outros levantamentos indicam que, nas últimas duas semanas de março, 10 milhões de norte-americanos entraram com pedido de auxílio-desemprego, o maior número na história do país.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Aporte Inicial

O que é aporte inicial? O aporte inicial, também chamado de aplicação inicial, corresponde à quantia em dinheiro que uma pessoa contribui para começar a investir…