Última modificação em 6 de novembro de 2020

Quem foi John Bogle?

John Bogle foi um grande investidor americano, fundador de uma das maiores gestoras de fundos, a Vanguard Group.

Filho de William Yates e Josephine Lorraine, Jhon nasceu no dia 8 de maio de 1929, no estado de Nova Jersey. Ele possuiu um irmão gêmeo, chamado David. Entretanto, a imagem da família perfeita e harmoniosa, infelizmente, se desfez após A Grande Depressão.

William Yates acabou perdendo muito dinheiro com a crise de 1929, fazendo com que John e seu irmão nascessem em um período repleto de dificuldades, incluindo a venda de bens para quitação de despesas e o divórcio dos pais.

Anos mais tarde, Bogle passou a estudar na Manasquan High School e posteriormente, na Blair Academy. Essa última lhe abriu portas para a graduação em economia, na Universidade de Princeton, graças a sua aptidão em matemática, cálculos e tudo que envolvesse os números!

Após se formar, em 1951, ele foi contrato para trabalhar na Vanguard Wellington Fund - atual VWELX. Quatro anos mais tarde, foi promovido a gerente da companhia. 

John Bogle viu ali a oportunidade de colocar em prática sua filosofia de investimento, criando um novo tipo de fundo para a empresa, com estratégia de concentração em diversos fundos a longo prazo.

A ideia foi um sucesso, tanto que em 1970 Bogle se tornou presidente da VWELX. Porém, pouco tempo mais tarde, foi responsável por aprovar um projeto prejudicial a empresa, o que lhe custou a assinatura em papeis de demissão.

Contando com sua vasta experiência na ária, John resolveu fundar sua própria companhia em 1974: a respeitada e bem-sucedida, Vanguard Company.

John Bogle faleceu no dia 16 de janeiro de 2019, devido problemas de saúde. O investidor já havia passado por diversos episódios de infartos e até um transplante de coração, em 1996. Na época, sua família se reuniu na cidade da Pensilvânia para prestar as últimas homenagens.

Como John Bogle ganhou notoriedade no mercado financeiro?

Além de seus talentos naturais com relação a tudo que envolvesse matemática, conforme falamos anteriormente, Bogle também tinha uma visão muito específica sobre as ações no mercado:

Ele acreditava que o sucesso estava garantido quando se comprava fundos de índice de ações, e adicionava títulos a eles a medida em que iam ficando mais velhos.

Ou seja, John acreditava que os investimentos de baixo custo poderiam superar o resultado de títulos gerenciados ativamente. Isso, claro, contando com o auxílio de diversos índices da Bolsa de Valores.

Em uma de suas muitas entrevistas, ele esclareceu sua opinião a respeito dessa filosofia:

“Invista o mais eficientemente que puder, usando fundos de baixo custo que podem ser comprados e mantidos por toda a vida. Não vá atrás de desempenho passado, mas compre fundos de índice de ações e bônus, com o vencimento dos títulos praticamente igualando sua idade”.

E também sobre o senso de paciência que os investidores devem ter: 

“Acima de tudo, você tem que ser disciplinado e tem que economizar, mesmo que você odeie nosso atual sistema financeiro. Porque se você não poupar, então você terá certeza de acabar sem nada”.

Além disso, o sucesso da Vanguard Company também fez com que John Bogle ganhasse notoriedade no mercado financeiro.

Em 1976, ele lançou seu primeiro Exchange Traded Funds (ETF)em conjunto com o S&P 500 - índices por ativos cotados nas bolsas de NYSE ou NASDAQ. Esse ETF ficou conhecido como First Index Investment Trust, responsável pela expansão da companhia.

Atualmente, a Vanguard Company tem escritórios espalhados pelo Estados Unidos inteiro, Ásia, Oceania, Europa e América Latina, e presta suporte a empresas multinacionais de grande importância, como Google, Facebook, Netflix, Apple, Microsoft, Amazon, P&G, Pfizer, Coca-Cola, PepsiCo e outras.

Termo do dia

Risco Operacional

O que é Risco Operacional? O risco operacional engloba todas as possíveis falhas internas de organizações ou investimentos capazes de gerar algum prejuízo. Você já notou…