Última modificação em 3 de abril de 2020

Quem é Hui Ka Yan?

Hui Ka Yan é um bilionário chinês e atual presidente da empresa Evergrande Group, a empresa imobiliária mais valiosa do mundo. Como o seu acionista majoritário, fundou a companhia no ano de 1997, atuando nela desde então. Graças a isso, Hiu Ka Yan acumulou um patrimônio de mais de 34,7 bilhões de dólares, o que o torna um dos homens mais ricos de seu país e até do mundo.

Aliás, é na China que ele detém outro título importante: o de maior filantropo. Segundo a revista Forbes, as doações de Hiu Ka Yan os 612 milhões de dólares, tornando-o o maior dos doadores chineses à caridade.

Como Investir nos Melhores Fundos

Como Hui Ka Yan ganhou notoriedade no mercado financeiro?

Além da sua ligação com a filantropia, o grande destaque de Hui Ka Yan se dá pelo desempenho de sua empresa, Evergrande Group.

Embora o seu foco sejam negócios imobiliários, tendo desenvolvido projetos em mais de 170 cidades da China, a Evergrande possui "braços" focados nos mais diferentes produtos: de painéis solares a agronegócio, suinocultura e até a criação de fórmulas infantis. Sem falar no Guangzhou Evergrande F.C., time de futebol comprado por ele.

Ainda em 2009, quando realizou o seu IPO (Initial Public Offering) na Bolsa de Valores de Hong Kong, a Evergrande levantou mais de 700 milhões de dólares.

Graças a seu desempenho na Bolsa, aliás, Hiu Ka Yan ficou conhecido como "o homem que ganhou US$ 8 bilhões em 48 horas". Isso porque em 2017, quando balanços foram divulgados mostrando que o lucro realizado no primeiro trimestre do ano foi três vezes maior do que o alcançado no mesmo período de 2016.

A informação, é claro, causou grande furor entre os investidores, de modo que as suas ações se valorizaram muitíssimo em um curto período de tempo.

Termo do dia

Déficit Comercial

O que é Déficit Comercial? O Déficit Comercial nada mais é do que o reconhecimento de que houve mais compras do que vendas para o exterior….

Veja outros termos