Home Broker
O que é Home Broker?
O Home Broker é uma ferramenta digital criada para facilitar as operações de compra e venda de ações e demais ativos negociáveis na bolsa de valores.
Por meio do Home Broker, corretoras de valores mobiliários podem oferecer seus serviços de intermediação, cobrando de seus clientes taxas (como a corretagem) para executar operações de compra ou venda.
Antigamente, antes do advento da informática e da internet, as operações eram desenvolvidas por pessoas no telefone na época do pregão “viva-voz”.
Isso caiu em desuso por boa parte das bolsas de valores espalhadas pelo mundo. Atualmente, os pregões são digitais, fato que traz mais segurança, transparência e agilidade as operações.
Como funciona o Home Broker?
O funcionamento da ferramenta é bem simples. Ao abrir uma conta em uma corretora, seja uma independente ou uma ligada a uma instituição financeira, a empresa vai lhe oferecer uma plataforma de negociação. Essa plataforma é denominada de Home Broker.
Traduzido do inglês para o português, seria algo como “Corretor caseiro”. Ou “Corretor em casa”.
Essa tradução exemplifica bem a função da ferramenta.
Ao invés de ligar para a corretora e solicitar junto a um funcionário (o corretor), que ele faça a compra ou a venda de um determinado ativo, é possível lançar suas ordens direto pela plataforma.
Tudo de forma digital, por meio de um computador, tablet ou até do celular. Basta o aparelho contar com conexão a internet que todo esse processo poderá ser executado com certa agilidade.
Vale destacar ainda que boa parte das corretoras, se não a totalidade, trabalham com Home Brokers gratuitos e que podem ser acessados sem haver necessidade de baixar programas ou realizar instalações complexas. É tudo feito através da própria página da corretora.
Sendo assim, estamos tratando de ferramentas grandiosas, cuja sua acessibilidade é simples. Atualmente existem corretoras que até isentam seus clientes de taxas.
Estamos falando em isenção na taxa de corretagem e custódia, valores que antigamente eram cobrados de todos os investidores, sem exceção.
De certa forma, as taxas acabam restringindo bastante àqueles que poderiam investir ou não. Sem as mesmas, o custo de manter posições na bolsa ou até de ampliar as mesmas com menos dinheiro, se tornaram possíveis.
O mercado fracionado antigamente era algo que não valia a pena devido aos custos que em grande parte eram os mesmos do mercado “normal”.
Atualmente, com algumas corretoras reduzindo os valores de corretagem ou até os isentando, o fracionado se tornou uma realidade.
Benefícios do Home Broker
Até mesmo para os mais saudosistas operadores de mercado de ações, atualmente é difícil encontrar motivos para preferir operar através do mercado “viva-voz” no lugar do Home Broker.
O mercado digital como está constituído hoje ainda possui seus defeitos, mas melhorou muita coisa do passado.
A agilidade para efetuar as transações aliada a acessibilidade ao mercado, tornou a bolsa de valores extremamente interessante.
Todas essas facilidades vêm ajudando na expansão do mercado, captando com mais facilidade novos investidores e investidoras.
Atualmente, operações de compra e venda das mais simples podem ser facilmente executadas por celulares.
Estamos falando de investir no mercado de ações na fila do supermercado ou à espera de atendimento na Receita Federal, por exemplo.
Além de investir, o interessado ainda tem a possibilidade de visualizar sua carteira e determinar se os dividendos ou o valor residual da operação permanecem na corretora ou será enviado para o banco.