Última modificação em 12 de abril de 2019

O que é Hedge?

Se você é uma pessoa que se interessa pelo mercado financeiro, certamente já ouviu falar no termo Hedge.

Hedge é uma estratégia utilizada no mercado financeiro, que consiste em assumir uma posição comprada ou vendida em um derivativo ou investimento, com o intuito de eliminar os riscos de outros ativos, como por exemplo:

É uma estratégia que o investidor utiliza para manter o seu patrimônio protegido contra a oscilação nos preços.

O mercado está constantemente sujeito a mudanças, tudo vai depender da direção que o mundo caminha. Por isso, alguns negócios ganham notoriedade e outros acabam perdendo o espaço que tinham.

Essa renovação é extremamente natural, entretanto isso não significa que você como investidor deve aceitar perder o seu dinheiro. O ideal é fazer uso de uma estratégia como o Hedge para proteger seu patrimônio.

Significado do termo Hedge

A palavra “Hedge” vem do inglês e na nossa lingua recebe a adaptação para “cerca ou limite”. Por conta da adaptação, o termo ganhou no mercado um ar de proteção, agindo de forma eficiente para limitar a volatilidade dos preços de determinados ativos.

Essa estratégia é muito utilizada por investidores da bolsa experientes, principalmente no que diz respeito a ativos que sofrem com as grandes variações de preços.

Historicamente falando, esta ferramenta surgiu para cobrir a necessidade dos produtores rurais de fixar o preço para a venda de seus produtos. Do outro lado, havia também a necessidade dos comerciantes de obterem um preço fechado para comprar esses produtos.

Termo do dia

Dodd-Frank Act

O que é o Dodd-Frank Act? O Dodd-Frank Act, também conhecido como Lei Dodd-Frank aqui no Brasil, é um conjunto de regras estabelecidas especialmente para a…