Última modificação em 17 de setembro de 2020

O que são hard skills?

Hard skills são as habilidades aprendidas e desenvolvidas por meio da educação, da prática e da repetição. Elas são muito importantes porque aumentam a produtividade e a eficiência de qualquer pessoa, independentemente da área escolhida para esse aprimoramento.

Muito requisitadas no mundo corporativo e em processos de seleção, as hard skills são mais fáceis de ensinar do que as soft skills, que são mais intrínsecas à personalidade e mais difíceis de julgar rapidamente. Ambas são importantes e, diferente do que muitos pensam, essas habilidades são complementares e não opostas.

Em um sentido mais amplo, as hard skills podem se referir à proficiência em qualquer tarefa mais complexa. Os exemplos mais comuns são o aprendizado e fluência em um novo idioma, conhecimento em ferramentas como pacote Office e qualquer outra habilidade que possa ser aprendida e aprimorada com a prática.


Quais são as hard skills mais necessárias para o futuro?

Existem diversas hard skills que podem ser desenvolvidas ao longo da vida dos interessados e que podem escolhê-las de acordo com as áreas de atuação e de afinidade de cada um. Algumas delas, porém, vêm ganhando mais destaque por conta da tecnologia e de como são usadas. Confira mais sobre elas a seguir.

Blockchain

O mundo das criptomoedas evidenciou o Blockchain, que nada mais é que um sistema que permite rastrear com toda a segurança o envio e o recebimento de transações pela internet. Essa tecnologia, porém, também pode ir além desse universo financeiro e ter um impacto direto nos protocolos de segurança do mundo dos negócios.

É por esse motivo que grandes empresas, como Microsoft e IBM, têm investido cada vez mais nos testes e pesquisas com essa tecnologia. Universidades notáveis, como Stanford e Harvard, já oferecem cursos com foco exclusivo em Blockchains, mas é possível estudar sobre o assunto na internet, pois existe muito conteúdo sobre ele.

Inteligência Artificial

Por mais que esse assunto já venha sendo discutido nas últimas décadas — e é um tema bastante recorrente em filmes e séries de TV —, ainda estamos longe de alcançar tudo o que a Inteligência Artificial é capaz de proporcionar. A inovação que ela oferece, porém, já é importante, porque é ela que oferece ferramentas como sistemas inteligentes e chatbots.

A Inteligência Artificial é, por si só, um assunto muito amplo. Por meio dela, aliás, é possível desenvolver diversas hard skills, que podem ser desde a habilidade de escrever corretamente dentro da linguagem de aplicativos e chatbots até a capacidade de desenvolver sistemas baseados em tecnologia.

Raciocínio analítico

O raciocínio analítico é uma habilidade que tem relação direta com a lógica, muito presente em testes de conhecimento ou para processos seletivos. Quem já tem essa capacidade analítica bem desenvolvida, está a um passo mais perto de desenvolver essa hard skill.

A análise de dados tem se tornado uma base muito importante para as empresas, principalmente no mundo dinâmico e informatizado em que vivemos. É por meio dela, então, que negócios e processos podem ser melhorados, independentemente da área de atuação. Tão importante quanto ter o raciocínio analítico é aliar a ele ferramentas que auxiliam e facilitam esse processo, como o Power BI e Python.

Como desenvolver hard skills?

Para desenvolver as hard skills, independentemente de quais sejam, é preciso optar por atividades que ampliem o conhecimento, de preferência as que ofereçam testes práticos para que o aprendizado possa ser colocado em prática. Alguns exemplos de situações que podem ajudar nesse desenvolvimento são:

Uma boa dica no que diz respeito ao desenvolvimento de hard skills é investir em opções que ofereçam algum tipo de certificação de participação e conclusão. Assim, essas informações podem ser inseridas no currículo e também servem como uma forma de atestar a nova habilidade adquirida.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Crédito Consignado

O que é Crédito Consignado? O crédito consignado é um dos meios mais simples para se obter crédito. É um tipo de crédito concedido pelos bancos…

Veja outros termos