Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Expansão econômica

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:03/03/2020 às 15:03 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é uma expansão econômica? 

Expansão econômica é o nome dado a um período específico do chamado ciclo econômico, que se caracteriza por englobar o ápice do crescimento de uma determinada economia nacional ou global dentro desse ciclo completo. É durante o ápice que há a maior geração de riqueza, volume de consumo e taxas de emprego e investimentos, entre outros elementos.

Lá no nosso artigo completo sobre os ciclos econômicos (disponível aqui), já indicamos que a expansão se assemelha muito com o verão. Isso mesmo, você não leu errado: estamos falando da estação do ano! 

Ainda não entendeu a relação entre esses dois itens? Não se preocupe: nós explicamos.

Pense bem nas características do verão. Ainda que em algumas regiões do Brasil as estações não sejam tão delineadas, existem algumas propriedades comuns a essa estação específica. Para começar, podemos citar o sol "de rachar". Vestimos roupas mais fresquinhas, compramos sorvetes e fugimos à praia sempre que podemos para nos refrescar diante das temperaturas mais altas do ano. As flores estão por todo lado, assim como as frutas suculentas. 

Trazendo para o contexto dos ciclos econômicos, a expansão funciona de formas semelhantes.

Aqui, não são as temperaturas que chegam aos níveis mais elevados, mas o crescimento da economia mesmo. O PIB, indicador mais comumente usado para medir a criação de riqueza, tem aumentos significativos. 

Não "fugimos" do "calor", mas o aproveitamos: para comprar, para vender, para investir. Com mais dinheiro em circulação e uma maior oferta de crédito, as relações de consumo ficam aquecidas.

Já quando falamos de "flores" e "frutas" estamos tratando na verdade das empresas. Como o faturamento cresce, é nos períodos de expansão que as organizações ampliam as atividades - elas "florescem". Como fica mais fácil conseguir empréstimos nos bancos, lançar novos projetos é um movimento mais natural.

Como bem sabemos, todos prefeririam continuam no período de expansão econômica para sempre, não é? Mas como se trata de um ciclo, logo o crescimento vai perdendo força e entramos no período de desaceleração, até chegar enfim em uma nova crise econômica.

Quais são os demais períodos do ciclo econômico?

Como você já sabe, a expansão é apenas um dos quatro períodos que compõem o ciclo econômico. Os outros três são: a recuperação, a desaceleração e a crise (essas duas últimas já vimos no tópico anterior, inclusive). 

Recuperação

Se a expansão representa o verão, certamente a recuperação pode representar a primavera.

É o período pós-crise em que, embora ainda não se tenha atingido um nível de produção de riqueza suficiente para se identificar uma nova expansão, a economia volta a acelerar. Isso significa que o número de empregos cresce, assim como os volumes de produção e investimentos. 

Ainda não se chegou ao ápice (período de expansão), mas os dados indicam que se caminha para isso.

Daí, quando a expansão chegar, o ciclo se reinicia e passamos por todos os períodos novamente. Para que isso aconteça, no entanto, não há um tempo determinado. 

Desaceleração

A desaceleração é o verdadeiro outono econômico, que traz ventos mais gelados e dias mais curtos.

Na prática, isso quer dizer que o grau de consumo cai, o desemprego começa a subir e as empresas apresentam dificuldades para crescer. Algumas estagnam, já outras entram "em crise" antecipadamente.

Crise econômica

O exato oposto da expansão, a crise é o tal "inverno" econômico.

Enquanto na expansão se atinge o pico de crescimento, na crise temos o exato oposto: economias enfrentando quedas acentuadas, que se refletem no aumento do desemprego e do número de empresas falidas, enquanto o volume de investimentos se retrai.

O assunto é tão denso que já temos, inclusive, um artigo completo aqui no Mais Retorno para tratar apenas das crises econômicas. Para conferir, clique aqui.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados