Open Nav Logo Mais Retorno

Executivo

O que é um executivo?

Executivo é o termo utilizado para descrever um profissional que, usando as suas habilidades como a capacidade de liderança e a própria estratégia, alcança um papel gerencial importante dentro de uma empresa.

Boa parte do trabalho do executivo é se debruçar sobre os desafios da companhia e aproveitar todos os recursos a sua disposição (assim como mobilizar a sua própria equipe) para superá-lo.

Ele é a figura central do negócio, responsável por guiar a empresa (e setor específicos também) em direção ao cumprimento de seus objetivos. Sejam eles níveis de crescimento recorde ou refinamento dos processos internos, se espera que o executivo seja capaz de aplicar uma visão estratégica em todas as decisões que toma diariamente. E, sim, são muitas!


O que o executivo faz?

O papel do executivo dentro do negócio é muito semelhante ao do general de guerra.

No campo de batalha, esse militar tem como função não somente vencer a guerra, como também aproveitar da melhor possível os seus recursos (armas, veículos, espaços etc.) e garantir o bem-estar (lê-se sobrevivência) dos seus soldados.

O executivo faz o mesmo, mas dentro do contexto empresarial. Em suma, a sua maior responsabilidade é cumprir as quatro funções da Administração - conhecidas como PODC, foi inicialmente esboçada por Henri Fayol no ano de 1916.

É chamado de PODC como sigla para Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

Planejar: é a capacidade de enxergar além e traçar um plano para alcançar o objetivo. Enquanto para o general significa definir uma estratégia para avançar, para o executivo é o processo de criação de uma cadeia de ações e processo que levem à realização das metas fixadas (sejam elas de curto, médio ou longo prazo).

Organizar: quase seguindo o modelo há muito usado no jornalismo e conhecido como 5W1H (acrônimo para: “o quê”, “quem”, “onde”, “quando”, “por que” e “como”), o executivo todos os dias aloca recursos e decide sobre a melhor maneira de distribuir tarefas, definindo pontos como quem deve cumpri-las e de que forma.

Dirigir: se o próprio Alexandre da Macedônia já ficou feridos diversas vezes ao liderar os seus soldados de perto nas guerras, com os executivos não seria diferente. São eles que guiam a equipe em direção ao objetivo, instruindo-os durante o processo e mantendo o seu foco. É também para quem os problemas são levados, à espera de uma solução.

Controlar: se ao final da guerra, os generais garantem o recolhimento dos mortos e o tratamento dos feridos, eles também estudam as estratégias adotadas nas batalhas, de modo a aprimorá-las “para a próxima”. Sob o ponto de vista do executivo, o controle se expressa na análise dos processos e resultados da empresa (e/ou de equipes específicas), procurando compreender o seu cenário e melhorá-los.

Quais são os pré-requisitos para alcançar a posição de executivo?

Diferentemente de outros cargos, para se tornar executivo não é necessário nenhum tipo de graduação ou formação específica.

O que, a princípio, transparece uma facilidade, é na verdade uma armadilha: mesmo que o executivo não seja obrigado a ter esse ou aquele diploma, se exige que ele tenha todo o conjunto de conhecimentos e habilidades para exercer a função.

Isto é, conhecimentos específicos relacionados à área de atuação da empresa (afinal, dificilmente um produtor de batatas vai saber gerenciar uma agência espacial) e habilidades de gestão, no relacionamento interpessoal e na transformação de suas ideias em realidade.

Em geral, o desenvolvimento de ambos os elementos leva anos até que alcance a maturidade (pessoal e profissional) para suportar a carga de responsabilidade que ser o executivo de qualquer negócio traz consigo.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão