Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Executivo

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:05/04/2019 às 21:11 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é um executivo?

Executivo é o termo utilizado para descrever um profissional que, usando as suas habilidades como a capacidade de liderança e a própria estratégia, alcança um papel gerencial importante dentro de uma empresa.

Boa parte do trabalho do executivo é se debruçar sobre os desafios da companhia e aproveitar todos os recursos a sua disposição (assim como mobilizar a sua própria equipe) para superá-lo.

Ele é a figura central do negócio, responsável por guiar a empresa (e setor específicos também) em direção ao cumprimento de seus objetivos. Sejam eles níveis de crescimento recorde ou refinamento dos processos internos, se espera que o executivo seja capaz de aplicar uma visão estratégica em todas as decisões que toma diariamente. E, sim, são muitas!

O que o executivo faz?

O papel do executivo dentro do negócio é muito semelhante ao do general de guerra.

No campo de batalha, esse militar tem como função não somente vencer a guerra, como também aproveitar da melhor possível os seus recursos (armas, veículos, espaços etc.) e garantir o bem-estar (lê-se sobrevivência) dos seus soldados.

O executivo faz o mesmo, mas dentro do contexto empresarial. Em suma, a sua maior responsabilidade é cumprir as quatro funções da Administração - conhecidas como PODC, foi inicialmente esboçada por Henri Fayol no ano de 1916.

É chamado de PODC como sigla para Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

Planejar: é a capacidade de enxergar além e traçar um plano para alcançar o objetivo. Enquanto para o general significa definir uma estratégia para avançar, para o executivo é o processo de criação de uma cadeia de ações e processo que levem à realização das metas fixadas (sejam elas de curto, médio ou longo prazo).

Organizar: quase seguindo o modelo há muito usado no jornalismo e conhecido como 5W1H (acrônimo para: “o quê”, “quem”, “onde”, “quando”, “por que” e “como”), o executivo todos os dias aloca recursos e decide sobre a melhor maneira de distribuir tarefas, definindo pontos como quem deve cumpri-las e de que forma.

Dirigir: se o próprio Alexandre da Macedônia já ficou feridos diversas vezes ao liderar os seus soldados de perto nas guerras, com os executivos não seria diferente. São eles que guiam a equipe em direção ao objetivo, instruindo-os durante o processo e mantendo o seu foco. É também para quem os problemas são levados, à espera de uma solução.

Controlar: se ao final da guerra, os generais garantem o recolhimento dos mortos e o tratamento dos feridos, eles também estudam as estratégias adotadas nas batalhas, de modo a aprimorá-las “para a próxima”. Sob o ponto de vista do executivo, o controle se expressa na análise dos processos e resultados da empresa (e/ou de equipes específicas), procurando compreender o seu cenário e melhorá-los.

Quais são os pré-requisitos para alcançar a posição de executivo?

Diferentemente de outros cargos, para se tornar executivo não é necessário nenhum tipo de graduação ou formação específica.

O que, a princípio, transparece uma facilidade, é na verdade uma armadilha: mesmo que o executivo não seja obrigado a ter esse ou aquele diploma, se exige que ele tenha todo o conjunto de conhecimentos e habilidades para exercer a função.

Isto é, conhecimentos específicos relacionados à área de atuação da empresa (afinal, dificilmente um produtor de batatas vai saber gerenciar uma agência espacial) e habilidades de gestão, no relacionamento interpessoal e na transformação de suas ideias em realidade.

Em geral, o desenvolvimento de ambos os elementos leva anos até que alcance a maturidade (pessoal e profissional) para suportar a carga de responsabilidade que ser o executivo de qualquer negócio traz consigo.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados