Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Estado

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:30/01/2019 às 21:17 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Estado?

A definição de Estado é a seguinte:

“O Estado corresponde ao conjunto de instituições no campo político e administrativo que organiza o espaço de um povo ou nação”

Em outras palavras, o Estado é a soma dos poderes públicos. Não estamos falando do governo federal como um todo, mas sim, de todas as representações públicas, seus órgãos, poderes e instituições.

Querendo ou não, o poder público possui suas ramificações que servem para organizar um país. Essa estrutura pode ser denominada de Estado.

Estado “antigo”

A criação do Estado teve com uma das principais motivações, a vontade de organizar a população de uma determinada região.

Essa organização era feita com o intuito de fornecer organização em questões relacionadas à guerra e logística.

Estado “moderno”

O Estado moderno é mais complexo, em comparação direta ao “antigo”. Agora o Estado não incorpora só a organização com intuitos bélicos ou logísticos, mas sim, se soma ao

Estado assuntos relacionado ao comércio.

Sem dúvidas, um dos principais assuntos discutidos entre as nações deste planeta, é o comércio.

As guerras “convencionais” estão cada vez menos presentes em nossas vidas (ao menos guerras de grandes proporções). Desse modo, assuntos relacionados ao comércio acabam

ganhando mais importância. A economia vem se tornando uma grande arma.

No Estado moderno, existe uma maior centralização do poder. Essa concentração do poder acaba promovendo uma maior integração entre o Estado, unificando o país.

Estado de Direito

O Estado de Direito é uma das evoluções do Estado mais interessantes e importantes. Ao definir a centralização do poder do Estado, houve o pensamento de criar uma forma de salvaguarda para a manutenção do Estado.

Essa salvaguarda estava aplicada sobre a separação dos poderes. Ou seja, com a criação de outros poderes que poderiam funcionar como vigilantes do sistema.

Um bom exemplo da estrutura do Estado de Direito é o Brasil. Atualmente, o Brasil conta com três poderes:

  • Judiciário
  • Legislativo
  • Executivo

Sendo que os três poderes devem governar juntos o país. Ou seja, não há como um poder conseguir exercer suas vontades sem a “permissão” dos outros dois.

Vale destacar que cada Estado, possui sua própria configuração. Desse modo, no Brasil temos os três poderes, na Inglaterra existe o parlamento, e assim por diante.

Diferenças entre Estado e Governo

Ao tentar definir “Estado” ou, na tentativa de compreender a sua definição, é natural que haja uma confusão com o governo.

O Estado, nada mais é do que toda a estrutura que envolve a parte pública, sendo assim, pode se dizer que o governo faz parte do Estado.

O governo (em grande parte) é eleito pelo povo (em um Estado democrático). Sendo assim, os governos podem ser provisórios, não vão durar para sempre.

O Estado é uma junção de coisas que pode durar para sempre, uma vez que sua estrutura vai além daquilo que corporifica o governo.

O poder Judiciário, por exemplo, faz parte do Estado, mas não é influenciado de forma direta pela eleição de um novo presidente.

Na verdade, depois da eleição de um novo presidente, alguns cargos podem ser alterados, mas em sua grande parte, não ocorre alterações no judiciário.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados