Open Nav Logo Mais Retorno

Estado

Avalie este post

O que é o Estado?

A definição de Estado é a seguinte:

“O Estado corresponde ao conjunto de instituições no campo político e administrativo que organiza o espaço de um povo ou nação”

Em outras palavras, o Estado é a soma dos poderes públicos. Não estamos falando do governo federal como um todo, mas sim, de todas as representações públicas, seus órgãos, poderes e instituições.

Querendo ou não, o poder público possui suas ramificações que servem para organizar um país. Essa estrutura pode ser denominada de Estado.


Estado “antigo”

A criação do Estado teve com uma das principais motivações, a vontade de organizar a população de uma determinada região.

Essa organização era feita com o intuito de fornecer organização em questões relacionadas à guerra e logística.

Estado “moderno”

O Estado moderno é mais complexo, em comparação direta ao “antigo”. Agora o Estado não incorpora só a organização com intuitos bélicos ou logísticos, mas sim, se soma ao

Estado assuntos relacionado ao comércio.

Sem dúvidas, um dos principais assuntos discutidos entre as nações deste planeta, é o comércio.

As guerras “convencionais” estão cada vez menos presentes em nossas vidas (ao menos guerras de grandes proporções). Desse modo, assuntos relacionados ao comércio acabam

ganhando mais importância. A economia vem se tornando uma grande arma.

No Estado moderno, existe uma maior centralização do poder. Essa concentração do poder acaba promovendo uma maior integração entre o Estado, unificando o país.

Estado de Direito

O Estado de Direito é uma das evoluções do Estado mais interessantes e importantes. Ao definir a centralização do poder do Estado, houve o pensamento de criar uma forma de salvaguarda para a manutenção do Estado.

Essa salvaguarda estava aplicada sobre a separação dos poderes. Ou seja, com a criação de outros poderes que poderiam funcionar como vigilantes do sistema.

Um bom exemplo da estrutura do Estado de Direito é o Brasil. Atualmente, o Brasil conta com três poderes:

  • Judiciário
  • Legislativo
  • Executivo

Sendo que os três poderes devem governar juntos o país. Ou seja, não há como um poder conseguir exercer suas vontades sem a “permissão” dos outros dois.

Vale destacar que cada Estado, possui sua própria configuração. Desse modo, no Brasil temos os três poderes, na Inglaterra existe o parlamento, e assim por diante.

Diferenças entre Estado e Governo

Ao tentar definir “Estado” ou, na tentativa de compreender a sua definição, é natural que haja uma confusão com o governo.

O Estado, nada mais é do que toda a estrutura que envolve a parte pública, sendo assim, pode se dizer que o governo faz parte do Estado.

O governo (em grande parte) é eleito pelo povo (em um Estado democrático). Sendo assim, os governos podem ser provisórios, não vão durar para sempre.

O Estado é uma junção de coisas que pode durar para sempre, uma vez que sua estrutura vai além daquilo que corporifica o governo.

O poder Judiciário, por exemplo, faz parte do Estado, mas não é influenciado de forma direta pela eleição de um novo presidente.

Na verdade, depois da eleição de um novo presidente, alguns cargos podem ser alterados, mas em sua grande parte, não ocorre alterações no judiciário.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Avalie este post
Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão