Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Escrow

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:25/02/2019 às 17:18 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Escrow

Escrow é um mecanismo para se mitigar riscos.

Em contratos onde as partes desejam se resguardar, uma cláusula que contempla um escrow exige:

  • Uma quantia em dinheiro a ser depositada;
  • Em uma conta específica (“escrow account”);
  • Sob a custódia de um terceiro (instituição financeira);
  • Cuja liberação depende do cumprimento de algumas exigências.

Ao deixar os recursos sob a responsabilidade de um banco, os agentes não só tomam os devidos cuidados, em função da natureza da operação que estão contratando, como também remuneram os recursos ali depositados.

Mediante a cobrança de uma taxa, o banco contratado faz a gestão dos valores depositados conforme as instruções recebidas, dado que eles podem permanecem ali por vários anos.

Em que situações o escrow pode ser utilizado?

O Escrow pode ser utilizado em diferentes cenários e situações. Veja abaixo algumas das mais comuns:

Fusões e aquisições

Um dos exemplos mais comuns da exigência de escrow em um contrato é nos casos de fusões e aquisições (M&A, em inglês).

Quando uma empresa decide por comprar outra ou juntar as suas operações, banqueiros de investimento e advogados partem para o processo de “due diligence”; ou seja, a auditoria em si.

Ela nada mais é do que uma investigação bastante detalhada sobre a situação da(s) empresa(s). É nessa etapa que são constatados fatos que podem ensejar prejuízos no longo prazo tais como cobrança de impostos, obrigações previdenciárias ou mesmo direitos trabalhistas.

Como o comprador não quer assumir o risco de atos praticados pela gestão anterior, ele pode impor que parte do valor a ser pago na compra da empresa permaneça em uma conta de garantia até que ele se torne menos representativo.

Apesar de ser útil, o uso do escrow em operações entre empresas traz algumas limitações. A maior delas é o entendimento da Receita Federal. Como os valores depositados em garantia fazem parte do valor total da transação, as empresas têm por hábito lança-los como custo e, consequentemente, abater do imposto a pagar.

A Receita Federal, entretanto, considera para efeitos de abatimento apenas os valores efetivamente recebidos pelo vendedor.

Comércio exterior

Muitos negócios no exterior são promovidos por meio de feiras e agências de fomento.

O intuito de se criar um calendário de eventos empresariais é bastante louvável, mas, uma vez encerrada a feira, as partes que possuem o interesse de efetivamente concluir um negócio se encontram praticamente sozinhas.

Uma forma de se minimizar os riscos de novos parceiros é contratando os serviços de uma instituição financeira para ela forneça a conta de garantia.

Assim, o comprador pode aguardar o despacho e a entrega da mercadoria enquanto que o vendedor tem a certeza do recebimento.

Esse mesmo formato já é oferecido inclusive por startups que pretendem intermediar negócios entre pessoas que adquirem produtos e serviços em várias partes do mundo.

Stock options

O mecanismo de escrow também está presente nos programas que concedem ações aos seus funcionários como forma de remuneração. Como elas só são liberadas mediante determinadas condições, são mantidas em custódia durante esse tempo.

Disputa judicial

O depósito de garantia mantido junto ao Poder Judiciário (depósito judicial) é o valor vinculado à existência de um processo, quando as partes possuem alguma divergência em relação à obrigação de pagamento. Ele é feito antes da decisão do juiz e garante que a parte vencedora receba os recursos contestados.

Renegociação de dívidas

Quando um conglomerado empresarial possui vários credores e enfrenta dificuldades financeiras, a exigência de um escrow é a forma encontrada pelos bancos para ter acesso aos melhores ativos (operações) enquanto buscam uma solução para as dívidas do grupo como um todo.

Nesses casos, as receitas geradas por esses ativos são usadas para alimentar a conta de garantia; conta por onde os credores começarão a recuperar os valores devidos.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados