Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Equity Research

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:18/11/2020 às 22:03 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é equity research?

Para investir em uma empresa, é preciso estar bem informado. Por isso, as instituições financeiras se dedicam a pesquisar a fundo os ativos disponíveis na bolsa de valores. A equity research é o segmento do mercado que estuda minunciosamente uma empresa e analisa todos os pormenores do negócio para encontrar boas oportunidades de investimento. 

Um equity researcher interpreta de dados e utiliza diversas ferramentas para compreender e prever a perspectiva comportamental de um determinado título, o que envolve a análise quantitativa dos dados estatísticos de uma ação em relação à atividade recente do mercado. 

Além disso, desenvolve modelos de investimento e ferramentas de triagem que identificam estratégias de negociação que ajudam a  gerenciar os riscos.

O objetivo do equity research é garantir que os investidores tomem decisões de investimento mais assertivas ao terem acesso a uma ampla visão sobre uma marca. A ferramenta, portanto, desempenha um papel importante no mercado financeiro ao conectar empresas aos investidores interessados em adquirir suas ações. 

Como funciona esse segmento do mercado?

O setor de equity research de uma financeira é dividido em grupos, vale observar que muitos setores exigem conhecimento especializado, portanto, faz sentido que um analista se limite a uma área de estudo na qual posso se tornar um especialista. 

Alguns dos maiores setores de pesquisa incluem bens de consumo, internet, saúde, energia, mineração, tecnologia e telecomunicações.

Algumas instituições financeiras dividem os profissionais que trabalham no setor em dois grupos: buy-side e sell-side.

Qual a diferença entre buy-side e sell-side?

O buy-side e o sell-side atendem a clientes diferentes. No sell-side, o objetivo do equity research é vender análises para clientes externos e se traduz em recomendações de compra ou venda. Nesse caso, os interessados pagam diretamente ao profissional pela prestação do serviço, o que significa que a empresa não é responsável pelos valores investidos. 

Já no buy-side, o equity research o cliente é a própria instituição financeira — nesse caso os profissionais identificam padrões ou mudanças no mercado e usam essas informações para criar algoritmos que identificam oportunidades lucrativas de investimento em ações para os investidores e traders da própria organização na qual trabalham. 

Qual é o trabalho de um analista de equity research?

O profissional de equity research estuda ativos financeiros, se informa sobre a situação econômica de empresas, conversa com analistas do mercado e fornece uma análise sobre os ativos estudados. Para isso, a sua rotina diária é dividida de três atividades: pesquisa, relatório e projeções.

A pesquisa consiste no estudo de uma empresa específica, os concorrentes e o mercado no qual atua. Essas informações são obtidas por meio dos relatórios financeiros da empresa, da análise de estudiosos do mercado e do panorama econômico atual.

Além disso, o profissional analisa os resultados financeiros históricos — o desempenho de uma ação é amplamente baseado na realidade versus expectativas, portanto, é importante compreender se os resultados reais estiveram abaixo ou acima das expectativas do mercado.

Todos esses dados são compilados no chamado Relatório de Research, que permite que os clientes verifiquem a situação econômica de diferentes empresas e quais ativos representam um bom investimento. 

Já na projeção, o analista apresenta o resultado dos seus estudos por meio de modelos e projeções sobre o comportamento de determinada empresa nos próximos meses. O objetivo é avaliar as taxas de crescimento e se vale a pena investir ou não em determinada companhia. 

Bancos e demais instituições financeiras usam esses dados para ajudar seus clientes de a descobrir boas oportunidades de investimento ao fornecer informações e análises oportunas e de alta qualidade.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados