Última modificação em 2 de dezembro de 2019

O que é Equity Research?

Equity research é uma das atividades dentro do setor de serviços financeiros que ligam empresas e investidores. Esse elo representa as informações sobre as companhias listadas na bolsa, como forma de identificar quais as melhores oportunidades de investimento no momento.

Não importa se você é um investidor iniciante ou experiente, conservador ou arrojado. A informação sobre a economia mundial, segmentos e empresas em operação no mercado de capitais se torna um ativo relevante para qualquer estratégia.

O termo “equity” representa, no mercado financeiro, o patrimônio líquido de uma empresa e o que cabe a cada acionista. A “pesquisa de equity”, no caso, resume esse estudo sobre uma companhia, quais suas estratégias de atuação, como ela está no mercado ante os concorrentes e as projeções de crescimento no futuro. A finalidade deste estudo é de fornecer mais critérios para a tomada de decisão.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Como funciona a atividade do analista de equity research?

Na prática, equity research é o trabalho que os analistas de valores mobiliários (equity researchers) fazem. Este analista faz uma pesquisa profunda sobre empresas, seus concorrentes e segmentos e mostra aos clientes quais são as melhores opções de investimento e o momento ideal para fazê-lo.

Ou seja, o analista ajuda o cliente a tomar decisões. Ele estuda o balanço das empresas e demais documentos, acompanha notícias do cenário econômico e mantém contato com demais especialistas do mercado para dar diretrizes ao investidor.

Este segmento do mercado é dividido por setores, como empresas de mineração e de consumo, por exemplo. Cada um contém um grupo de empresas, que são acompanhadas pelos analistas no trabalho de pesquisas, análises e projeções.

Analista sell-side e buy-side

Como parte do setor de equity research, o profissional pode atuar como analista sell-side ou buy-side. No sell-side, ele simplesmente vende sua análise para o mercado, trabalhando em uma corretora ou casa de análises, por exemplo.

Assim, cabe a você, investidor, seguir ou não a recomendação dele e assumir a responsabilidade sobre sua estratégia. Esse movimento, em que o analista passa recomendações gerais para investidores é o sell-side.

Já no buy-side, são feitas as avaliações para os traders e investidores da própria empresa em que o analista trabalha, como um fundo de investimento. O objetivo é dar embasamento à estratégia da empresa por meio de recomendações exclusivas e, especialmente, lucrativas.

Profissional de equity research

Hoje em dia, o trabalho de um analista pode ir além dos canais tradicionais de cliente ou empresa. Com as redes sociais, há profissionais que trabalham na educação financeira, compartilhando seu conhecimento com o público investidor por vídeos gratuitos ou cursos pagos online.

A prática do analista de equity research também é regulamentada pela Instrução CVM 598, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Para poder atuar no mercado, o analista precisa ser aprovado em um exame de qualificação técnica.

Embora os profissionais de equity research possam ter graduação em diversos setores, é preciso ter o Certificado Nacional de Profissional de Investimento (CNPI), regulamentado pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec).

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Keynes

Quem foi John Maynard Keynes John Maynard Keynes foi apontado pela revista norte-americana Time como uma das personalidades mais importantes do século passado. Economista fundador da…

Veja outros termos