Open Nav Logo Mais Retorno

Equity

Equity
5 (100%) 1 voto

O que é Equity?

No português, Equity seria o equivalente patrimônio. Equity é uma palavra americana que possui similaridade com outros termos financeiros aqui no Brasil.

Porém, Equity se aproxima mais a patrimônio, especialmente quando aplicado a conta sobre um Balanço Patrimonial.

Para conseguir encontrar o Equity de uma empresa, você pode fazer a seguinte conta:

Assets – Liabilities = Equity

Traduzindo: Ativos menos Passivos igual ao Patrimônio. Conta idêntica utilizada no Brasil ou em qualquer outro lugar no mundo para encontrar o Patrimônio Líquido de uma empresa.

Sendo assim, podemos definir que Equity é o equivalente ao patrimônio líquido de uma empresa.

O que seria Equity no mundo financeiro?

Ao comprar uma ação, podemos dizer que você está comprando o Equity de uma empresa. Equity, nada mais é do que o valor patrimonial de uma empresa.

Ou seja, a subtração dos valores do ativo e passivo. Desse modo, a ação de uma empresa representa esse resultado, e assim, ao comprar uma ação, você também está adquirindo uma Equity.

O interessante ao comprar um Equity de uma empresa é o seu eventual retorno. Ao investir em uma empresa, nós esperamos algum retorno, correto?

O investimento só é realizado se existe a expectativa de retorno.

Existe até um indicador no mercado financeiro que pode ser aplicado sobre o Equity da empresa e, assim, encontrar ajudar o investidor na tomada de decisão.

O indicado do qual estamos nos referindo é o ROE (Return on Equity) ou retorno sobre o patrimônio líquido (no bom português).

A conta é muito simples, você só vai precisar ter em mãos o valor do lucro líquido da empresa e o seu valor patrimonial.

Então, é só realizar a divisão entre o LL e o PL e multiplicar o resultado por 100.

Dessa forma você terá em mãos o retorno que o Equity pode lhe proporcionar.

Equity em outros mercados

Além da bolsa de valores, o Equity pode ser encontrado em diferentes áreas, como no caso dos fundos imobiliários por exemplo.

Mesmo não sendo empresas com ações negociadas em bolsa, os FII possuem uma estrutura bem similar.

Estrutura na qual existem valores referentes a obrigações a pagar (salários, impostos referentes aos imóveis, serviços prestados, entre outros).

Por outro lado, no ativo, temos várias outras contas como é o caso dos imóveis que fazem parte da carteira do fundo, o valor referente ao caixa, aplicações financeiras e demais contas.

Portanto, para achar Equity do FII, o investidor pode acessar o Balanço Patrimonial do mesmo ou um informe com detalhes sobre a contabilidade do FII e analisar o seu PL.

Se for um informe mais simples, o mesmo deve conter os saldos das contas de Ativo e Passivo. Desse modo, basta pegar as duas contas e ver a diferença entre elas.

Essa diferença vai lhe mostrar qual é o Equity do FII.

Outras aplicações para Equity

Não é só no mundo dos investimentos que Equity pode ser aplicado. Quando realizamos a aquisição de uma linha de crédito, várias modalidades podem ser oferecidas para nós.

Dentre elas temos algumas que são bem conhecidas, como empréstimos com garantia. O “Home Equity”, empréstimo com garantia referente ao imóvel da pessoa, é uma modalidade que vem ganhando espaço no Brasil.

Mas em outros lugares do mundo é amplamente utilizado, como é o caso dos Estados Unidos. Por meio desse tipo de empréstimo, “Home Equity”, a pessoa que vai captar recursos consegue o dinheiro a juros mais baixos, se tornando um negócio muito interessante.

Ativos intangíveis também possuem o seu Equity.

As marcas das empresas possuem o seu valor. Sendo assim, o conceito “Brand Equity” também é amplamente utilizado no mercado.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Equity
5 (100%) 1 voto