Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Equilíbrio de Nash

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:24/04/2020 às 20:19 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Equilíbrio de Nash?

O Equilíbrio de Nash é um importante conceito matemático que pode perfeitamente ser aplicado ao mercado financeiro. Esse modelo trata da análise de dois jogadores (os quais podem ser pessoas, empresas ou até mesmo o governo) e das consequências das escolhas realizadas por ambos.

Aqui, você deve entender antes de qualquer coisa que toda decisão tem um impacto. Ao desligar o despertador pela manhã e não acordar para um compromisso, por exemplo, você já tem uma consequência evidente: não estar presente onde deveria. Essa, no entanto, é uma escolha individual.

As escolhas individuais podem ser facilmente feitas. Contudo, o resultado de cada uma delas certamente terá a influência de outros participantes do jogo ou, no caso da economia, do mercado financeiro.

Esse conceito foi desenvolvido pelo matemático John Nash, autor também de outro modelo importante e bastante conhecido: a Teoria dos Jogos.

Como funciona o Equilíbrio de Nash?

Em suma, o Equilíbrio de Nash defende a tese de que um jogo não pode ser ganho de maneira unilateral. Ou seja, embora seja evidente que cada participante escolha aquilo que melhor o beneficiará, os resultados só podem ser maximizados a depender das decisões adversárias.

Quando há uma convergência de escolhas que apresentem os melhores resultados para ambos os jogadores, encontramos uma situação em que ambos ganham. Isso é exatamente o que se chama de Equilíbrio de Nash.

Desta forma, a teoria também defende que não há uma estratégia dominante no jogo e que cada participante deve escolher a estratégia que traga para si os melhores resultados. Esta será, na prática, aquela que traz os melhores benefícios para todos.

O Equilíbrio de Nash e a economia

Agora que o conceito já foi devidamente apresentado, podemos relacioná-lo com a economia. Afinal, como o Equilíbrio de Nash pode influenciar nas decisões econômicas?

Esse conceito é muito aplicado por economistas e analistas na tentativa de compreender o mercado financeiro. Utilizando do Equilíbrio de Nash, eles podem mensurar a competição por preços, decisões governamentais, tomada de decisão em investimentos e outras tantas situações.

É também por meio desse modelo matemático que torna-se possível evitar decisões muito arriscadas que possam colapsar a economia nacional ou quebrar as empresas envolvidas.

Desta forma, o Equilíbrio de Nash é considerado como mais um conceito matemático de ampla aplicabilidade no mercado financeiro, sendo incorporado a diversos métodos de análise econômica e projeção financeira.

O Equilíbrio de Nash na prática

Até aqui falamos muito sobre a teoria do Equilíbrio de Nash. Vamos entender como o conceito se comporta na prática para facilitar o seu entendimento.

O exemplo mais famoso é chamado de Dilema dos Prisioneiros: um caso em que dois acusados podem ficar em silêncio sobre um crime ou entregar o seu parceiro. Abaixo, as possíveis consequências das decisões individuais.

  • Ambos entregam: os dois prisioneiros são condenados a cinco anos de prisão.
  • Ambos negam: os dois criminosos são condenados a apenas um ano de prisão.
  • Um entrega o parceiro e o outro não: aquele que entregar o parceiro ficará livre, enquanto que o outro pega dez anos de prisão.

Levando em consideração o cenário apresentado, é evidente que a melhor opção seria ambos negarem o crime, pegando penas reduzidas. Só que há uma possibilidade de liberdade que influencia a tomada de decisão: é o que levará cada criminoso a entregar o seu parceiro e ambos serão presos por cinco anos. É o resultado do Equilíbrio de Nash.

E esse cenário pode ser aplicado em diversas situações do cotidiano em que há escolhas e jogadores envolvidos. E isso deve ser ponderado na análise das possíveis estratégias.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados