Última modificação em 11 de dezembro de 2020

O que é Enterprise Software?

Um Enterprise Software é uma solução de grande escala que tem como objetivo apoiar ou resolver os problemas de uma organização inteira. Esse tipo de programa permite criar várias funções de usuário diferentes — que podem definir as ações que um colaborador específico pode ou não executar.

As várias ferramentas que compõem essa solução oferecem aos gestores um controle maior sobre todas as operações e planejamento de um negócio. Com isso, é possível interligar todos os departamentos como um apoio cada vez mais importante nas decisões estratégicas da diretoria e levar a empresa a obter mais lucros.

Um dos principais benefícios dessas ferramentas é a maximização de resultados a longo prazo. Isso porque, com a padronização das informações, é possível conseguir uma visibilidade mais ampla dos procedimentos empresariais e automação mais eficaz nas dinâmicas de apoio. Além disso, a obtenção de dados importantes em tempo real oferece um gerenciamento de maior qualidade dos produtos ou serviços, além de um melhor relacionamento com os clientes.

Quais são as principais características de um Enterprise Software?

Geralmente, um Enterprise Software inclui algumas características em comum que são disponibilizadas independentemente do uso do programa, como:

Além disso, é composto por um conjunto de programas, como aplicativos de negócios comuns, algumas ferramentas de desenvolvimento que podem ser utilizadas para construir apps exclusivos para a empresa e outras ferramentas para modelar todo o negócio.

Qualquer tipo de instituição pode se beneficiar de um Enterprise Software e ter muitos recursos disponíveis. Isso porque a utilização desse tipo de solução pode incluir:

Um Enterprise Software permite que todos os envolvidos em um projeto ou tarefa específica acessem as mesmas informações, o que evita a ineficiência ou a falta de comunicação. Além disso, em casos de problemas críticos, a solução pode resolvê-los completamente com eficiência, o que auxilia na produtividade do negócio.

Quais são as diferenças entre um Enterprise Software e outros sistemas?

Existem, basicamente, dois tipos de software disponíveis no mercado atualmente: os de sistema e os de aplicação. O primeiro deles lida com programas que ajudam o computador a funcionar, como o sistema operacional. Sem ele, seria preciso inserir todas as direções manualmente para cada tarefa que precisasse ser executada.

Já os do tipo aplicação, como os Enterprise softwares, lidam com a criação de documentos, apresentações, bancos de dados, gráficos etc. Eles são utilizados para completar uma função específica ou até mesmo para jogar um jogo. Também podem ser divididos em soluções que atendam a propósitos individuais ou de um grupo maior, como uma empresa.

Quais são os tipos mais comuns de Enterprise Software?

Existem alguns tipos de Enterprise software que são muito utilizados por empresas de diversos ramos. O primeiro deles é o de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM), que utiliza a tecnologia dos bancos de dado para rastrear o relacionamento com os consumidores com o intuito de oferecer uma experiência cada vez melhor a ele.

Outro tipo de Enterprise software é o de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP). Com ele, é possível fazer a integração de vários departamentos de uma empresa para que, dessa forma, seja possível tanto compartilhar os recursos disponíveis quanto auxiliar na utilização máxima da energia. Ele integra várias áreas, como vendas, marketing, RH e contabilidade.

As soluções de Business Inteligence (BI) também fazem parte dos tipos mais comuns de Enterprise software. Essas ferramentas auxiliam os responsáveis a ficarem mais informados para que as tomadas de decisão sejam feitas no momento adequado e à prova de falhas. Com elas, é possível coletar, armazenar, além de analisar e fornecer acesso aos dados utilizados em toda a empresa.

Termo do dia

Dodd-Frank Act

O que é o Dodd-Frank Act? O Dodd-Frank Act, também conhecido como Lei Dodd-Frank aqui no Brasil, é um conjunto de regras estabelecidas especialmente para a…