Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Elasticidade

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:11/04/2019 às 17:52 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é a elasticidade?

A elasticidade é o termo utilizado para descrever a relação entre duas variáveis, que chamaremos aqui de fator A e fator B.

Quando uma variável é descrita como “elástica”, isso significa que ela é mais sensível a alterações em uma outra. Desse modo, uma perturbação em A (aumento ou diminuição de valor) é suficiente para também alterar B. Ou seja, quando A muda, B também muda: elas estão interligadas.

Por outro lado, variáveis “inelásticas” têm uma sensibilidade menor, de modo que não estão sujeitas aos efeitos correlatos de outras. Quando A muda, B continua a mesma.

Em suma, o que define se um fator é elástico ou inelástico são as suas variações percentuais, que buscam comprovar “ação” e “reação”.

Um bom exemplo de como a elasticidade ocorre é o caso da oferta, da demanda e dos preços. Em geral, quando apenas a oferta de um produto aumenta, os preços caem - logo, A interfere em B. Assim como quando apenas a demanda aumenta, os preços sobem - repetindo a sensibilidade anterior.

Em geral, os estudos de elasticidade na Economia costumam girar em torno dos preços (sempre comparando-o com outras variáveis). Mas saiba que esse é um conceito amplamente difundido e que pode ser aplicado também a qualquer área do conhecimento científico.

Como a elasticidade funciona?

Certamente quando criança, você já experimentou jogar pedrinhas em um lago ou semelhante. Existe algo hipnotizador no barulho do pedra saltando na água, criando ondas circulares ao seu redor. Quanto maior e mais pesada, mais água era movimentada até que ela perdesse o impulso e fosse engolida pelo lago.

Quando tratamos de elasticidade, algo muito parecido acontece. Os vários tipos de pedrinhas à sua disposição na margem seriam as alterações sofridas pela variável A e o próprio lago é uma variável B.

Ao lançar uma pedrinha, é possível ver a água tremeluzindo. Quanto mais pesada a pedra, mais água ela movimenta no impacto.

Nos estudos científicos, se entende que a elasticidade corresponde à quantidade de água que uma alteração no peso da pedrinha é capaz de movimentar.

Se mesmo com os pesos maiores, as ondas seguem do mesmo tamanho, agindo como nem estivessem sendo atingidas por um pedregulho… Bom, elas são inelásticas. Por outro lado, aquelas que produzem ondas diferentes ao menor sinal de alteração na pedra, são elásticas.

Essa é a dinâmica por trás da elasticidade: qual é extensão do impacto de um fator sobre o outro.

Veja bem: se o preço da água sobe muito, você não deixa de consumir, senão morre. Logo a demanda por água é inelástica em relação ao preço.

Por outro lado, quando sobe só um pouco o preço da mensalidade de uma academia, um número expressivo de pessoas a deixa de pagar (o que em nada tem a ver com a preguiça de ser fitness, imagina…). Logo, a demanda por academia é bastante elástica em relação ao seu preço.

Como a elasticidade é calculada?

Como te dissemos, a elasticidade é medida através do grau de perturbação percentual.

Para isso, é utilizada a seguinte fórmula:

  • Elasticidade = variação percentual do fator A / variação percentual de B.

Se o resultado for superior a 1%, tem-se uma relação de elasticidade. Se for inferior, no entanto, a relação demonstra que o fator é inelástico.

Quais são os tipos de elasticidade que existem?

Praticamente qualquer fator pode ser relacionado a outro para os fins de estudo da elasticidade.

Ainda assim, existem algumas modalidades já muito conhecidas e observadas no universo financeiro. São elas:

  • Elasticidade da demanda de moeda em relação à taxa de juros: mudança na taxa de juros de acordo com a mudança no volume de demanda da moeda.
  • Elasticidade das exportações em relação à taxa de câmbio: mudança na taxa de câmbio de acordo a mudança no volume de exportações.
  • Elasticidade do preço em relação à demanda: mudança no volume da demanda de acordo com a mudança no preço do produto.
  • Elasticidade da renda em relação à demanda: mudança no volume da demanda de acordo com a mudança no nível de renda do comprador.
  • Elasticidade do preço em relação à demanda cruzada: mudança no volume da demanda de um produto de acordo com a mudança no preço de outro produto.
  • Elasticidade do preço em relação à oferta: mudança no volume da oferta de acordo com a mudança no preço do produto.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados