O que é a eficácia?

Eficácia é o nome dado à capacidade de se alcançar um objetivo, independentemente da quantidade de recursos necessários para realizá-lo. E quando se trata de eficácia, não é só o dinheiro que conta como recurso, mas também outros artifícios importantes, como o tempo, a energia e o conhecimento.

Para se ter uma ideia, o conceito é tão relevante que é ensinado previamente em diversos cursos ligados à administração e gestão. Isso porque, junto com a eficiência e a efetividade, a eficácia forma os famosos "3Es da Administração"

Mas não se preocupe em entender todos esses termos agora, especialmente se são novidade para você, porque iremos nos debruçar sobre todos eles ao longo deste texto. Inclusive com exemplos práticos do seu cotidiano!


Qual é a diferença entre eficiência, eficácia e efetividade?

Para começar, vamos imaginar que você está construindo uma casa. É o mesmo tipo de exemplo que demos no nosso artigo completo a respeito da eficiência (disponível aqui), mas nesse caso daremos um foco diferente, justamente para entendermos melhor a eficácia.

Essa casa não é uma casa qualquer, veja: é a casa dos seus sonhos, aquela que provavelmente perdurará por muitos e muitos anos, a fim de acolher seus filhos, netos, bisnetos... Já pensou?

Contudo, ao construí-la, você opta por comprar o material com o menor preço para economizar o máximo possível, mas mal percebe que a sua escolha é também a que tem a menor qualidade entre todas as demais opções.

Usando as suas habilidades profissionais, você mesmo ergue a parede. O resultado imediato é bonito e você se sente satisfeito, com a impressão de que foi muito eficiente.

No entanto, alguns meses se passam e a sua casa desaba. Felizmente você nem tinha se mudado ainda e ninguém se machucou. 

Agora diga: você foi eficaz? A resposta, obviamente, é não, porque a casa que deveria servir de lar para os seus bisnetos nem está mais de pé.

Essa é a diferença número 01 entre eficácia e eficiência: a primeira preza pelo objetivo, enquanto a segunda foca em utilizar o mínimo de recursos possível.

Mas onde entra a efetividade nisso tudo?

Bom, por definição, a efetividade é descrita como a capacidade de ser eficiente e eficaz, ao mesmo tempo. Ou seja, dentro da história que construímos, se você fosse efetivo teria erguido uma casa duradoura (eficácia) sem desperdiçar os recursos (eficiência).

Viu só como os 3Es permeiam tudo à nossa volta? Agora mesmo, enquanto lê esse artigo, você tem a opção de agir ou não de forma eficiente ou eficaz, de ser ou não efetivo. O mesmo se dá quando pratica algum exercício físico, escolhe o que assistir, se dirige ao trabalho (e até mesmo o realiza)... Os 3Es também estão presentes nos nossos relacionamentos, na forma com que nos comunicamos com nossos pais, filhos, cônjuges, vizinhos(as), colegas de trabalho e afins.

Por que a eficácia é tão importante para as empresas?

As empresas, de maneira básica, entregam resultados através de seus produtos e serviços. E a forma que essa entrega é realizada, se ela é eficaz ou não, é muito determinante para o sucesso desse negócio.

Imagine que você abra um aplicativo de delivery de comida e peça a pizza mais saborosa que encontrou por lá. Sério, a imagem do anúncio tem tanto queijo que enche a sua boca de água só de imaginar. 

No entanto, qual não é a sua surpresa quando o entregador chega e te entrega uma barra de chocolate. Não há nada de errado com ela: está inteira, fechada e é de uma marca de qualidade, mas simplesmente não é o que você pediu.

A empresa pode ter evitado desperdício em toda a cadeia, da compra no fornecedor à entrega, mas foi incapaz de cumprir com o objetivo proposto: te dar a pizza que você pediu.

Esse é um exemplo banal até, porém, muito competente para te explicar como a eficácia atinge as empresas. Afinal de contas, quem nunca recebeu um pedido errado, com outro item ou mesmo faltando alguma coisa? 

E se você pensar bem, quando a finalidade não é atendida, há uma enorme chance do cliente nunca mais voltar a comprar aquele produto ou serviço - pelo menos não naquele estabelecimento. 

A incapacidade de ser eficaz - como um remédio que não faz efeito ou uma carro que não anda - é um verdadeiro perigo do ponto de vista estratégico. Justamente por isso a eficácia é tão estudada e tão buscada pelas companhias.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Patrimônio Líquido

O que é Patrimônio Líquido? O Patrimônio Líquido é mais um grupo que faz parte do Balancete e do Balanço Patrimonial das empresas. Esse grupo, em…

Veja outros termos