Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Efeito Isolante

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:18/09/2019 às 18:37 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é o efeito isolante?

É chamada de efeito isolante ou efeito Von Restorff (em Inglês, isolation effect) a tendência humana de se lembrar, com mais facilidade, de elementos diferentes dos demais.

Para exemplificar, nós poderíamos te apresentar uma série de palavras e cores, em que apenas uma não se parece com as outras de seu grupo. Mas acredite, nós não precisamos ir tão longe do dia a dia - isso porque você já aplica o efeito isolante a todo o tempo.

Pense na sua última semana: que horas acordou, quais atividades fez no trabalho, como passou o seu tempo em casa… É provável que ao fazer um resumo desses dias você se lembre mais de fatos “especiais” do que de fatos comuns. No que tange ao efeito isolante, a mesma lógica é seguida, em especial no que tange a estímulos sensoriais.

Se você chegou cansado após o expediente e, ao abrir a porta, se deparou com um enorme bolo de chocolate, é provável que não tenha prestado muita atenção nos outros itens comuns sobre a mesa (chaves, cartas etc.).

Ou então, enquanto revisava o material para uma prova importante, grifou trechos do texto que considerava mais importante. Resultado: na hora do exame, essas marcações eram o centro das atenções da sua memória.

E o que pode haver de errado nisso? Bom, a princípio nada.

Em verdade, o efeito isolante apenas narra a nossa inclinação a focar no que é diferente, incomum, excêntrico. O problema surge quando essa tendência é usada para julgar erroneamente o mundo à nossa volta, destacando o que não é importante (por estímulos visuais, por exemplo) e descartando o que nos seria útil.

Quando isso acontece, o efeito isolante se transforma em um viés, que afeta as suas decisões em todas as áreas da vida - dos relacionamentos ao trabalho, sem nos esquecermos, é claro, do seu comportamento financeiro.

O que é um viés?

Antes de explicar de forma mais aprofundada o pensamento enviesado do efeito isolante, é importante que o próprio conceito de viés esteja muito claro para você.

Por definição, viés é uma interpretação equivocada da realidade, que nasce de um erro de lógica ao processarmos dados, estímulos e acontecimentos no nosso dia a dia.

Em suma, é como se você fosse um técnico de futebol e colocasse um goleiro para jogar no ataque, apenas porque as características físicas dele te lembram a de um atacante.

O corpo do atleta é o dado a ser processado. A classificação dele como “atacante” é a sua interpretação equivocada.

Parece simples desfazer o erro: basta perguntar a ele em que posição joga, certo? Infelizmente, no mundo real, estamos expostos a tantos dados que não podemos nos dar ao luxo de questionar tudo o tempo todo. Então o que fazemos, por sobrevivência, é confiar no nosso cérebro e nos seus julgamentos.

Como o efeito isolante se aplica às suas finanças?

Ao tratarmos do efeito isolante sob o aspecto financeiro, a maneira mais clara de vermos a sua ação é no nosso próprio comportamento de compra.

Isso porque, como consumidor, o efeito isolante te afeta especialmente através da publicidade.

Esse conceito pode ser uma novidade para você, mas acredite: para as companhias não é.

Já há alguns anos, através dos estudos de neuromarketing, elas descobriram como usar a diferenciação em propagandas e embalagens para ganhar um lugar na sua memória.

O próprio ditado “quem não é visto, não é lembrado” se origina do efeito isolante. Ao lembrar mais facilmente de uma marca, seja pela cor diferente do pacote ou pelas fontes únicas no outdoor, você está a um passo de considerá-la como opção número 1 ao ir às compras.

E é também nesse momento que podemos ver como o viés funciona: quem te garante que esse é mesmo o melhor fornecedor? Que o produto é o mais eficiente? Que o serviço é impecável?

É possível que marcas melhores não sejam escolhidas por você porque elas não conseguem se diferenciar, em apelos de efeito isolante (como no pacote e outdoor que citamos). Assim, a sua escolha não se baseia na racionalidade, mas sim numa análise distorcida do mundo, do que deve ser destacado e do que deve ser ignorado.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados