Open Nav

Economista

O que é um economista?

De forma simplista, basta dizer que um economista é alguém formado em Economia para resposta a esta pergunta. Mas isso você provavelmente já sabe e nem precisaria ler um artigo inteiro sobre o assunto para descobrir.

Mais importante do que conhecer uma formação ou habilitação profissional é entender como os economistas, no desempenho de suas funções, interferem no seu dia a dia e na sua vida financeira. É justamente para isso, então, que criamos esse texto e o que debateremos a seguir.

O trabalho de um economista passa, sobretudo, por entender como os processos econômicos (e socioeconômicos!) se desenvolvem.

Sabe como o trabalho de um biólogo é baseado em compreender as diferentes formas de vida, enquanto a de um mecânico é dominar o funcionamento dos carros? Cada um deles pode usar esse conhecimento, fundamentado naquele objeto de estudo em comum, para diferentes coisas: tem biólogo que acompanha os animais de um zoológico, por exemplo, e tem biólogo realizam análises genéticas inclusive nos seres humanos, entende?

No caso do economista o objeto de estudo é a própria economia. A partir disso, tem economista que faz a análise financeira de investimentos e tem economista que cria estratégias empresariais, sem falar em vários outros serviços que eles podem prestar.

O que queremos dizer aqui é que a formação é apenas o ponto em comum básico desses profissionais, que podem aplicá-lo na prática de diversas formas distintas.


Mas o que é a Economia?

Por vezes, a "Economia" se torna um daqueles termos que todo mundo cita no cotidiano, mas que apenas uma parte das pessoas "comuns" sabe dizer exatamente o que significa. E não dá para entender um economista sem conhecê-la corretamente, concorda?

Por definição, a Economia é a ciência que analisa os bens e os serviços e a forma como eles circulam dentro da sociedade.

Quando você compra um celular novo, leva o seu carro naquele mecânico, vende o seu trabalho (ou a força de trabalho) ou liga a lâmpada da sua casa, gastando energia elétrica, você está vendendo ou comprando um bem ou serviço. Em outras palavras, você está tendo um comportamento econômico.

E justamente por se basear nas decisões tomadas cotidianamente por todas as pessoas é que a Economia é considerada uma ciência social: não existe Economia sem o entendimento do ser humano.

Assim como as demais ciências, ela tem o seu pontapé técnico durante o período do Iluminismo. Contudo, antes mesmo do século XVIII, diversos pensadores se debruçaram sobre o comportamento econômico. Obviamente não da mesma forma complexa e estruturada, a nível de movimento acadêmico, mas com muita observação e uma boa dose de pensamento científico.

Quais são as funções de um economista?

Como você já viu no primeiro tópico, dificilmente todos os economistas que você conhecer vão realizar as mesmas tarefas. Isso porque as possibilidades que o estudo da Economia provêm são inúmeras.

Assim sendo, citaremos neste tópico apenas um apanhado das funções mais comuns e diferenciadas, de modo que você tenha um olhar mais diverso sobre esse profissional.

Os economista podem:

  • Prestar consultoria econômico-financeira;
  • Desenvolver pesquisas econômico-financeiras;
  • Realizar o planejamento, a implementação e a avaliação de políticas tributárias;
  • Realizar o planejamento, a implementação e a avaliação de políticas econômicas, monetárias, cambiais e de crédito;
  • Atuar em perícias judiciais e extrajudiciais;
  • Realizar estudos de mercado, de viabilidade e de impacto econômico-social de diversos projetos;
  • Realizar a avaliação patrimonial econômico-financeira das companhias;
  • Realizar a avaliação econômica de bens intangíveis;
  • Produzir a análise financeira de investimentos, como já citamos;
  • Elaborar perspectivas macro e microeconômicas;
  • Analisar o funcionamento do mercado financeiro, incluindo mercados específicos como o mercado de ações e o mercado cambial.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados