Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Economia Doméstica (Ciência)

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:10/01/2020 às 15:32 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é a Economia Doméstica?

Economia Doméstica é o nome dado a uma ciência que estuda, principalmente, o desenvolvimento social. Mais do que isso, a Economia Doméstica visa entender como o consumo e a gestão dos recursos (sejam eles financeiros ou não) impactam na qualidade de vida das famílias e das comunidades em que cada pessoa está inserida.

Sabe aquela blusinha que a sua tia comprou em 12 vezes no cartão de crédito, no mês passado? Ou aquele alimento que estragou dentro da sua geladeira, porque quando você só se lembrou que o coitado existia, ou teve a mínima coragem de preparar uma receita apetitosa com ele, quando o mesmo já tinha passado dessa para uma pior?

Sem falar naquela vez em que alguém da sua família comprou um produto e não deu nada certo, tendo que recorrer ao PROCON? Todos esses comportamentos derivam de relações econômicas estudadas pela Economia Doméstica.

O que faz um economista doméstico?

O economista doméstico é o profissional que não apenas move as pesquisas teóricas da Economia Doméstica, contribuindo no campo acadêmico, mas que também se dedica a transformar o entendimento teórico em entendimento prático.

"O que o movimento atual X na economia significa para a forma que uma família consome o produto X ou o serviço Y? Como a política governamental A impacta a forma como uma comunidade se desenvolve, do ponto de vista social?

O crescimento ou queda do setor B representa que tipos de perigos e vantagens para o consumidor de tal produto ou serviço?": é desse tipo de tradução que estamos falando. O economista doméstico está continuamente se questionando como o macro interfere no micro, a nível familiar e comunal.

Um economista doméstico pode aplicar os seus conhecimentos de diferentes formas, desde que devidamente enquadrado nas limitações determinadas em lei. No Brasil, a maior organização focada em regulamentar a profissão de economista doméstico é o CFED, autarquia oficialmente chamada de Conselho Federal de Economistas Domésticos.

Além disso, existem ainda os tais 3 CREDs: os 3 Conselhos Regionais de Economistas Domésticos atualmente existentes.

Algumas das funções que um economista doméstico pode desempenhar são:

  • Criar orçamentos familiares, assim como desenvolver certas estratégias para o melhor aproveitamento dos recursos financeiros de uma determinada família;
  • Definir métodos para a correta manipulação dos alimentos, assim como o seu armazenamento e conservação;
  • Definir métodos para a correta produção de roupas, assim como o seu armazenamento e conservação dos tecidos;
  • Desenvolver estratégias de desenvolvimento social focado no desenvolvimento infantil;
  • Criar planos específicos de educação do consumidor, orientando o público na compra de bens e serviços, assim como no consumo correto;
  • Entre outros.

Para saber mais sobre a profissão de um economista doméstico, assim como o que ele faz, recomendamos que leia o artigo completo que preparamos sobre o assunto em nosso Glossário Financeiro. Para acessá-lo, clique aqui.

Como o estudo da Economia Doméstica interfere no seu dia a dia, assim como na forma que você o seu dinheiro?

Justamente por se tratar de uma ciência muito ligada ao núcleo familiar, os resultados do desenvolvimento da Economia Doméstica tende a ser facilmente percebido no dia a dia, mesmo no das pessoas mais comuns.

Se você compra um produto e é protegido pelas Leis de Defesa do Consumidor, há uma boa dose de responsabilidade da Economia Doméstica aqui - mesmo que os responsáveis pela legislação não tenham quaisquer relações diretas com os economistas domésticos. O mesmo se dá nos seus processos de alimentação, nas roupas que você veste, no imóvel onde você mora e em todas as políticas públicas de desenvolvimento social.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados