Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Econometria

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:20/02/2019 às 21:39 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Econometria

A econometria é a aplicação das leis da matemática aos modelos econômicos. É por meio de premissas estatísticas e equações que os economistas fazem análises e simulações de modelos que deveriam refletir condições reais de mercado.

A junção da mensurabilidade da matemática com os fundamentos das teorias econômicas rendeu aos economistas Ragnar Frisch, Simon Kuznets e Lawrence Klein o Prêmio Nobel de Economia de 1971.

Esse reconhecimento diz muito sobre como a econometria se tornou uma importante ferramenta para o aprimoramento dos modelos econômicos.

Afinal, eles são usados para o desenvolvimento de políticas públicas e tem por principal finalidade testar hipóteses e simular determinadas situações para se encontrar a solução ótima para os vários dilemas enfrentados pela sociedade.

Para tanto, a econometria faz uso de um roteiro:

  1. A coleta e a mensuração das variáveis que farão parte do modelo;
  2. A definição dos parâmetros, como uma “simplificação” da realidade;
  3. O teste das hipóteses;
  4. A obtenção das estimativas para o resultado esperado.

Para se atingir os seguintes objetivos:

  • Verificar a validade de teorias econômicas;
  • Prever tendências futuras.

Quais as premissas usadas na econometria?

Uma base confiável de dados da economia. Sem uma amostra representativa da realidade, o modelo econométrico perde a sua relevância.

A econometria pode ser usada para qualquer teoria, desde que ela possa ser numericamente representada para gerar resultados coerentes. Dessa forma, um modelo econométrico indica a relação de dependência, ou causalidade, entre as variáveis (correlação).

A correlação apresenta um resultado numérico entre os seguintes limites:

  • 1: as variáveis agem na mesma direção e intensidade;
  • 0: as variáveis não são influenciadas umas pelas outras;
  • -1: as variáveis agem com a mesma intensidade, mas em direções opostas

Havendo um grau de correlação, a mensuração ocorre por meio da regressão linear, representação gráfica de uma plotagem de pontos que mostra o modelo matemático correspondente.

O tipo de regressão linear a ser selecionado depende essencialmente das características dos dados coletados e da hipótese a ser testada.

Um dos exemplos mais conhecidos de aplicação da econometria é a relação entre o aumento do PIB e a redução do nível de desemprego, modelo desenvolvido pelo economista Arthur Okun:

Na Lei de Okun, como também é conhecida, fica comprovada a relação negativa entre PIB e desemprego.

Nesse caso, “PIB” é a variável independente enquanto que “desemprego” é a variável cuja relação o modelo pretende provar (dependente). Portanto, quando o PIB cresce, o nível de desemprego cai.

Porém, a realidade pode ser mais complexa: os modelos econométricos atuais incorporam tanto a correlação como a regressão linear múltipla, quando mais de duas variáveis são inseridas para a verificação da interdependência entre elas.

Isso é possível graças aos pacotes de programas específicos para a análise estatística como Stata, SPSS ou R.

Quais as principais áreas da econometria?

A econometria pode ser dividida em duas vertentes:

  • Teórica: define como o modelo econométrico será construído;
  • Aplicada: baseia-se na econometria teórica para usos práticos tais como prever indicadores importantes da economia (PIB, inflação e taxa de juros, por exemplo).

Quais as limitações da econometria?

A qualidade dos dados coletados é fundamental. Muitas vezes eles são qualitativos (idade e sexo, por exemplo) e precisam ser confrontados com dados numéricos ou monetários.

Na econometria, nem sempre os resultados gerados encontram respaldo nas teorias econômicas amplamente aceitas. Diante desse fato, surge a necessidade de se criar uma nova teoria que justifique os resultados obtidos, visto que foram gerados a partir de dados reais.

Um outro problema são as próprias limitações da regressão linear: como um modelo matemático não faz juízo de valor, ele tende a indicar uma relação entre as variáveis mensuradas, independentemente de quão esdrúxula seja a hipótese testada.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados