Open Nav Logo Mais Retorno

Duopólio

O que é o Duopólio?

O duopólio é a vertente mais básica do oligopólio, em que somente duas empresas possuem todo ou quase todo o domínio de mercado sobre determinado produto ou serviço. Tal classificação pode ser tão prejudicial quanto o monopólio, situação em que somente uma empresa tem o total domínio.

Em situações de mono, duo ou oligopólio, principalmente em um mundo em que grandes corporações são donas de diversas outras empresas, a prestação e/ou qualidade do produto e serviços prestados pode ficar prejudicada para o consumidor.

 

 


Características de um Duopólio

 

Em um duopólio, dois negócios concorrentes controlam a maioria do setor de mercado para um determinado produto ou serviço que eles fornecem.

Uma empresa pode fazer parte de um duopólio, mesmo que forneça outros serviços que não caiam no setor de mercado em questão.

Por exemplo, a Amazon faz parte do duopólio no mercado de livros eletrônicos, mas não está associada a um duopólio em seus outros setores de produtos, como o hardware de computadores. Em sistemas de domínio de mercado praticamente restrito a um grupo específico de empresas, encontra-se uma barreira muito grande para a entrada de novos competidores.

Equilíbrio de mercado

Em situações de duopólio, existem duas práticas de mercado que diferem a legalidade ou não da dominância da operação: o equilíbrio cooperativo e o não-cooperativo.

A cooperação mútua (equilíbrio cooperativo) para a manutenção de um duopólio é crime e geralmente constitui formação de cartel. Nesse caso, ambas as empresas cooperam entre si para maximizar o lucro total, determinando o preço de forma que dificulte a entrada de concorrentes e mantenha as duas dominando o mercado.

Em muitos casos, a formação de cartel envolve figuras políticas envolvidas que auxiliam na criação de leis, taxas e impostos para dificultar a entrada de novos competidores e a fiscalização corretas das empresas que compõem o cartel.

Já o equilíbrio não–cooperativo diz respeito à situação em que não ocorre esse conluio, ou seja, as empresas brigam constantemente e dentro da lei por diversificações para se manter no mercado. Cada empresa usa sua própria estratégia de desenvolvimento e crescimento independentemente da forma de atuação de sua concorrente.

Exemplos de Duopólio

Sistemas operacionais utilizados em Computadores e Smartphones:

  • Android, IOS, Windows e MacOS são sistemas que, juntos, dominam praticamente o número total de usuários, mesmo sendo empresas concorrentes. Neste caso, não existe quaisquer denúncia ou suposições de formação de cartel.

Fabricantes de aeronaves:

  • As duas maiores fabricantes de aeronaves do mundo são a Boeing e Airbus. Atualmente, elas dominam o mercado de construção e venda de aeronaves de grande e pequeno porte, tendo baixíssima concorrência de empresas europeias, que ainda não conseguem se estabelecer nos maiores mercados por questões de custos e investimentos.

Fabricantes de refrigerantes:

  • Coca Cola e Pepsi duelam ano após ano em suas campanhas e vem adquirindo diversas empresas locais e ampliado seus segmentos de atuação.

 

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados