O que é Dovish?

O termo dovish faz referência à “dove”, que significa pombo em inglês. Já no dialeto do “economês”, dovish faz referência aos formuladores de política econômica mais sensíveis ao problema do desemprego e do crescimento econômico e que, em função disso, dão menor prioridade ao combate à inflação.

Em economia, há um verdadeiro dilema relacionado ao binômio atividade econômica-inflação. Em curto prazo, existe uma correlação positiva entre inflação e atividade econômica, em que uma economia “aquecida” eleva a inflação, ao passo que uma economia desaquecida leva a diminuição da inflação.


Dovish x Hawkish

Em contraponto a uma postura dovish em política econômica, temos a postura hawkish (deriva do inglês hawk, falcão). Quem congrega nessa escola da economia empenha maiores esforços para o controle da inflação, sendo menos sensíveis ao problema do desemprego e necessidade de crescimento econômico.

Uma e outra postura tem reflexo direto em política de juros. Enquanto os doves praticam cortes nos juros, hawks defendem a manutenção de juros elevados.

Pombo, falcão e os formuladores de política econômica

Sem dúvida alguma, o equilíbrio entre inflação e crescimento econômico é tênue. Se de um lado o crescimento é mais que desejável, por outro lado, não interessa o descontrole sobre os índices de inflação.

Historicamente, Bancos Centrais e formuladores de política econômica de todo o mundo vem tentando manejar esse “cobertor curto”.

Em meio a essa missão nada simples, responsáveis por conduzir a economia de diferentes países, sejam eles pombos ou falcões, costumam empregar as seguintes medidas para tentar atingir o equilíbrio necessário:

Para se ter uma ideia do quão delicado pode ser dirigir uma economia adotando uma ou outra postura, uma simples declaração de um formulador de política econômica a imprensa, como um presidente de comitê de política monetária ou ministro da fazenda, pode mudar completamente o rumo de investimentos derivados de demais agentes econômicos, como governos estrangeiros e grandes companhias.

Esses atores, altamente interessados em todo o processo, ficam atentos a quaisquer movimentos e sinalizações dos governos para planejar seus próximos passos, de modo que o menor indicativo de alteração no rumo da economia pode representar a fuga ou chegada de grande volume de capital.

Como uma postura dovish influência investimentos?

Todas essas sinalizações dos Bancos Centrais para uma postura dovish ou hawkish, influenciam não somente o comportamento de investidores, mas a rentabilidade dos investimentos. Afinal de contas, a política de juros está diretamente ligada a remuneração do capital.

De maneira geral, a expectativa de alta nos juros favorece a renda fixa conservadora, enquanto a expectativa de queda nos juros aumenta a atratividade dos ativos de risco. Assim, desde que a postura adotada pelo governo seja dovish, investimentos em renda varável, como ações, debêntures e ETF's ganham em rentabilidade.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Disclaimer

O que é o disclaimer? Disclaimer, ressalva, aviso legal ou termo de responsabilidade são quatro termos comumente usados sob o ponto de vista jurídica para designar…