Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Dovish

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:26/06/2019 às 16:44 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Dovish?

O termo dovish faz referência à “dove”, que significa pombo em inglês. Já no dialeto do “economês”, dovish faz referência aos formuladores de política econômica mais sensíveis ao problema do desemprego e do crescimento econômico e que, em função disso, dão menor prioridade ao combate à inflação.

Em economia, há um verdadeiro dilema relacionado ao binômio atividade econômica-inflação. Em curto prazo, existe uma correlação positiva entre inflação e atividade econômica, em que uma economia “aquecida” eleva a inflação, ao passo que uma economia desaquecida leva a diminuição da inflação.

Dovish x Hawkish

Em contraponto a uma postura dovish em política econômica, temos a postura hawkish (deriva do inglês hawk, falcão). Quem congrega nessa escola da economia empenha maiores esforços para o controle da inflação, sendo menos sensíveis ao problema do desemprego e necessidade de crescimento econômico.

Uma e outra postura tem reflexo direto em política de juros. Enquanto os doves praticam cortes nos juros, hawks defendem a manutenção de juros elevados.

Pombo, falcão e os formuladores de política econômica

Sem dúvida alguma, o equilíbrio entre inflação e crescimento econômico é tênue. Se de um lado o crescimento é mais que desejável, por outro lado, não interessa o descontrole sobre os índices de inflação.

Historicamente, Bancos Centrais e formuladores de política econômica de todo o mundo vem tentando manejar esse “cobertor curto”.

Em meio a essa missão nada simples, responsáveis por conduzir a economia de diferentes países, sejam eles pombos ou falcões, costumam empregar as seguintes medidas para tentar atingir o equilíbrio necessário:

  • Política fiscal: ajuste de contas públicas, considerando essencialmente as despesas e as receitas, bem como a questão dos impostos;

  • Política monetária: influencia a inflação através do Banco Central, empregando a taxa de juros para influenciar a oferta de moeda;

  • Incentivo à cadeia produtiva: subsídios e desonerações, chamada “política dos campeões nacionais”.

Para se ter uma ideia do quão delicado pode ser dirigir uma economia adotando uma ou outra postura, uma simples declaração de um formulador de política econômica a imprensa, como um presidente de comitê de política monetária ou ministro da fazenda, pode mudar completamente o rumo de investimentos derivados de demais agentes econômicos, como governos estrangeiros e grandes companhias.

Esses atores, altamente interessados em todo o processo, ficam atentos a quaisquer movimentos e sinalizações dos governos para planejar seus próximos passos, de modo que o menor indicativo de alteração no rumo da economia pode representar a fuga ou chegada de grande volume de capital.

Como uma postura dovish influência investimentos?

Todas essas sinalizações dos Bancos Centrais para uma postura dovish ou hawkish, influenciam não somente o comportamento de investidores, mas a rentabilidade dos investimentos. Afinal de contas, a política de juros está diretamente ligada a remuneração do capital.

De maneira geral, a expectativa de alta nos juros favorece a renda fixa conservadora, enquanto a expectativa de queda nos juros aumenta a atratividade dos ativos de risco. Assim, desde que a postura adotada pelo governo seja dovish, investimentos em renda varável, como ações, debêntures e ETF's ganham em rentabilidade.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados