Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Doing Business

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:26/05/2020 às 21:36 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Doing Business?

Doing Business é um projeto do Banco Mundial que mapeia, objetivamente, as regulações aplicáveis a empresas locais em 190 diferentes países do mundo. O projeto cria um ranking geral, que mostra quais países têm o mais alto nível de regulação do ambiente de negócios, assim como rankings específicos por situação, como o nível de regulação para abrir um negócio ou para se obter crédito.

Como o Doing Business é feito?

O Doing Business utiliza conjuntos de indicadores para cada uma das situações que avalia. Por exemplo, para avaliar a regulação para abrir um negócio, existe um conjunto de indicadores que permite determinar qual é o tempo, o custo e o número de procedimentos necessários para que uma organização abra as portas em cada país. 

A partir desses indicadores, os países recebem uma pontuação para a situação e são posicionados em um ranking específico. 

Depois, considerando todos os indicadores de todas as situações, os países recebem uma pontuação geral, que forma o ease of doing business score, isto é, a pontuação da facilidade de empreender. Então, são posicionados no ranking geral.

É importante notar que, quanto menor a regulação, mais alta a pontuação. Essencialmente, uma pontuação alta e uma posição no topo do ranking refletem que, naquele país, a regulação é menor e, portanto, existem menos obstáculos para empreender.

A cada ano, o Doing Business é revisado, e a posição dos países nos rankings pode mudar, refletindo as medidas tomadas pelo governo para simplificar o ambiente de negócios.

Além de mostrar o ease of doing business score real dos países, o projeto Doing Business também desenvolveu uma calculadora que permite descobrir qual seria o impacto de mudanças na pontuação de situações específicas sobre o ranking geral de um país.

Qual é a posição do Brasil no Doing Business?

O Brasil é considerado um país com um ambiente de negócios altamente regulado, o que dificulta a atividade empreendedora. Isso se reflete na sua posição no ranking geral. No Doing Business de 2019, o país ocupava a 109ª posição; no Doing Business 2020, caiu para a 124ª posição.

De acordo com o Banco Mundial, essa queda aconteceu porque, enquanto outros países fizeram reformas profundas para melhorar o ambiente de negócios, o Brasil implementou apenas um pequeno número de reformas. 

Em relação à pontuação geral, houve um leve aumento entre 2019 e 2020, de 58,6 para 59,1 pontos.

As únicas situações específicas avaliadas pelo projeto em que houve mudanças positivas foram (1) o nível de regulação para abrir um negócio, e (2) o nível de regulação para fazer registro de propriedades. Todas as outras situações se mantiveram inalteradas, exceto o nível de regulação para obter alvarás de construção, que piorou.

Por que o projeto Doing Business é relevante?

O projeto Doing Business permite avaliar quais países são mais atraentes para atividades empreendedoras, já que, quanto menos obstáculos, maior a probabilidade de que novos empreendimentos se desenvolvam. Para os investidores, isso também sinaliza as economias que podem trazer mais oportunidades interessantes para colocar seu capital. 

Não à toa, alguns dos países que ocupam as primeiras posições também são os países com mercados financeiros mais ativos, como Hong Kong, Coreia do Sul, Estados Unidos e Reino Unido. São países em que é mais fácil fazer negócios e, portanto, atraem muitos investidores estrangeiros.

O que é o Doing Business Subnacional Brasil?

O Doing Business Subnacional Brasil é um projeto do Banco Mundial lançado em dezembro de 2019, com o objetivo de analisar cinco situações específicas que precisam ser melhoradas em todas as capitais do país, para promover um aumento no ease of doing business score brasileiro.

As situações específicas que foram selecionadas são (1) nível de regulação para abrir um negócio, (2) nível de regulação para fazer registro de propriedades, (3) nível de regulação para obter alvarás de construção, (4) nível de regulação para o recolhimento de tributos e (5) nível de regulação para execução de contratos. 

O diagnóstico vai fornecer aos gestores de políticas públicas informações importantes para desburocratizar e tirar obstáculos do ambiente de negócios nacional. Como resultado, deve haver mais incentivo ao empreendedorismo e mais interesse dos investidores.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados