Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Dodd-Frank

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:15/07/2020 às 19:41 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Dodd-Frank?

A Lei Dodd-Frank foi um importante ato definido nos Estados Unidos para regular o mercado financeiro. Ela surgiu após a Crise do Subprime, em 2008, quando a falta de regras mais claras e exigentes tornou o ambiente propício para a instalação de uma grande crise financeira.

Assim, tendo em vista o caos que o ambiente econômico experimentou por falta de maiores ações protecionistas, a criação da Lei Dodd-Frank se fez necessária em 2010, durante o governo Barack Obama.

O grande objetivo era aumentar a regulação da economia estadunidense, algo que impedisse que esses grandes transtornos voltassem a ocorrer e prejudicassem novamente o sistema financeiro global.

Vale lembrar que essa não foi uma crise qualquer. Milhões de pessoas perderam seus empregos e até mesmo companhias gigantescas quebraram. O caso mais conhecido é do Lehman Brothers, importante banco que acabou indo à falência durante a Crise do Subprime.

Como funciona a Lei Dodd-Frank?

A Lei Dodd-Frank é conhecida popularmente pelos americanos como Dodd-Frank Act e pode ser considerada como uma resposta do governo aos efeitos que levaram o país (e o mundo) a uma grande crise financeira.

Toda crise tem por característica apresentar um fator inédito. Não foi diferente em 2008: o excesso de crédito imobiliário concedido pelos bancos mesmo para clientes que ofereciam um alto risco foi o grande problema. Sem condições de honrar com os pagamentos, criou-se uma bolha.

Neste sentido, a Lei Dodd-Frank surgiu com o objetivo de melhorar as práticas dos próprios bancos. O documento é bastante extenso e supera a casa de duas mil páginas, sendo extremamente detalhado no intuito de regular os participantes do mercado financeiro.

O que a Lei Dodd-Frank exige?

Para melhorar a regulação do mercado financeiro, algumas exigências passaram a ser realizadas pelo Dodd-Frank Act. Uma delas foi a criação de um Conselho responsável pela supervisão financeira dos bancos.

O objetivo aqui está em mensurar e identificar possíveis riscos de quebra, evitando um cenário caótico como em 2008. O resultado prático foi positivo: agora, em 2020, os bancos dos EUA estavam com posições de capital em caixa muito mais fortalecidas para enfrentar uma nova crise do que no passado.

Além disso, a Lei Dodd-Frank trouxe exigências técnicas para as empresas, como índices de reservas mais seguros para os bancos e a restrição das operações dos bancos de varejo.

Ainda foram geradas novos departamentos com caráter regulatório dentro do Tesouro Nacional. E essas são apenas algumas das várias determinações para o mercado financeiro. No entanto, acreditamos que você já entendeu a grande finalidade deste extenso documento no intuito de proteger a economia.

A Lei Dodd-Frank foi bem recebida pelo mercado financeiro?

Apesar de inegavelmente bem sucedida no seu objetivo de regulação do Mercado Financeiro, nem todas as partes envolvidas aprovaram de imediato a proposta do Dodd-Frank Act.

Houve quem entendesse a medida como extremamente burocrática. E, de fato, as restrições podem incomodar quem estava acostumado com ampla liberdade. Contudo, tendo em mente os resultados da falta de regulação em 2008, a medida foi mais do que necessária.

De um modo geral, especialmente para a grande população, a determinação do Dodd-Frank Act  foi vista como positivo. E cumpriu com seu objetivo: garantir maior segurança e transparência para o sistema financeiro estadunidense.

Apesar disso, ele está constantemente em foco de políticos. Em sua campanha de eleição, por exemplo, Donald Trump prometeu revisar alguns dos termos do documento.

Todo ato de regulação sempre vai trazer prós e contras. De um modo geral, entretanto, a Dodd-Frank cumpriu muito bem seu papel e reduziu os riscos de colapso da economia pela falta de responsabilidade dos principais bancos.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados