Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Diretoria Executiva

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:26/05/2020 às 21:42 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Diretoria Executiva?

Diretoria Executiva é um termo que se refere ao conjunto de pessoas que têm a responsabilidade de efetivamente administrar uma organização, gerenciando suas atividades do dia a dia e desenvolvendo planejamentos estratégicos.

A composição da Diretoria Executiva pode variar de acordo com o caso mas, de modo geral, ela conta no mínimo com um CEO (Chief Executive Officer), que também pode ser chamado de Diretor Executivo, e um CFO (Chief Financial Officer), que também pode ser chamado de Diretor Financeiro.

O que a Diretoria Executiva faz?

A administração de uma empresa de grande porte, e especialmente de capital aberto, tem um certo nível de complexidade. Não existe uma única pessoa que toma todas as decisões; as responsabilidades se dividem entre assembleia de acionistas, conselho administrativo, diretoria executiva, entre outros corpos.

À diretoria executiva, especificamente, compete justamente a administração da organização no dia a dia. É ela que elabora e implementa processos, planeja e conduz projetos à sua finalização, e assegura que as operações estejam em andamento de forma adequada. 

Quem são os membros da Diretoria Executiva?

Os membros da diretoria executiva variam de acordo com a organização, atendendo às suas necessidades e demandas.

Vejamos alguns dos membros que podem ser normalmente encontrados nas empresas.

O CEO, Chief Executive Officer (ou ainda Diretor Executivo), é o responsável por decisões estratégicas e pelo alinhamento entre as várias áreas para assegurar o andamento do negócio como um todo.

Já o COO, o Chief Operation Officer (também chamado em Português de Diretor Operacional), é o responsável por coordenar as rotinas da empresa, trabalhando para que o andamento adequado das operações. Em alguns casos, essa função é acumulada pelo CEO.

Quando se trata do CFO, Chief Financial Officer (ou Diretor Financeiro), a expectativa é que realize o controle das finanças da empresa e, por isso, seja uma figura central no relacionamento com os vários grupos de investidores que colocam capital na empresa, inclusive a assembleia de acionistas.

Enquanto isso, o CSO, Chief Sales Officer (ou Diretor Comercial), é o responsável por coordenar as atividades comerciais da empresa, trabalhando diretamente com os gerentes de vendas, representantes, revendedores e clientes.

O CMO, Chief Marketing Officer (ou Diretor de Marketing), é o responsável pela gestão das atividades de marketing da empresa, que vão desde a condução de pesquisas para identificar as tendências do mercado global até a criação de materiais para uma campanha promocional.

Por fim, há o CIO, Chief Information Officer (Diretor de TI), que se encarrega do desenvolvimento de recursos tecnológicos para uso interno, nas operações da empresa, e tem um papel cada vez mais importante para o ganho de eficiência e competitividade das empresas.

Como a Diretoria Executiva é formada?

Existem diferentes meios pelos quais a diretoria executiva de uma empresa pode ser formada.

Em geral, no início, os diretores são os próprios sócios fundadores. Com o tempo, esses sócios podem passar ao conselho de administração, sendo que esse órgão fica responsável pela escolha de novos diretores, seguindo procedimentos de votação que são estabelecidos pelo estatuto. 

A troca de diretores pode ocorrer, inclusive, em resposta às demandas da assembleia de acionistas. Isso acontece especialmente quando a empresa está em crescimento e exige alguém mais técnico, ou quando atravessa problemas e existe um descontentamento com o desempenho da diretoria atual.

Um bom exemplo dessa dinâmica é o caso recente da Oi. Em agosto de 2019, a GoldenTree Asset Management, maior acionista da Oi, pediu a troca do CEO Eurico Teles, por meio de uma carta ao conselho de administração. Em dezembro do mesmo ano, a empresa anunciou que o conselho havia selecionado, por unanimidade, Rodrigo Abreu (então COO da empresa) para ocupar o cargo.

A escolha de diretores por meio de votação do conselho administrativo é importante, principalmente, para os cargos mais centrais na estrutura da empresa, que seriam o CEO e o CFO. Porém, alguns cargos não tão centrais, como CMO ou CTO, podem ser escolhidos pela própria diretoria executiva, mediante um processo seletivo ao estilo do que é utilizado para a contratação de qualquer funcionário.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados