Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

DFP – Demonstrações Financeiras Padronizadas

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:08/06/2020 às 18:05 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é DFP (Demonstrações Financeiras Padronizadas)?

DFP (Demonstrações Financeiras Padronizadas) é um conjunto de informações contábeis que as empresas de capital aberto devem divulgar ao mercado, o que é feito por meio do preenchimento de um formulário, que deve ser enviado à CVM no formato de documento eletrônico.

Entendendo DFP (Demonstrações Financeiras Padronizadas)

Toda empresa de capital aberto, ou seja, que negocia ações na bolsa de valores, tem um importante dever de informação com o mercado. Essas empresas precisam divulgar publicamente sua contabilidade, pois os investidores dependem das informações financeiras para tomar suas decisões. 

Para fazer essa divulgação, existe um instrumento específico: o formulário DFP (Demonstrações Financeiras Padronizadas). Ele foi criado pela Instrução CVM n° 480, de 7 de dezembro de 2009.

Esse formulário é um documento eletrônico que as empresas de capital aberto deve encaminhar periodicamente à CVM por meio do sistema Empresas.NET. No documento, constam dados do balanço patrimonial, DRE  e fluxo de caixa, notas explicativas, relatório de auditor independente, declaração da diretoria, entre outros itens.

Além do DFP, também é preciso enviar pelo sistema outros documentos cuja publicidade da informação é considerada relevante, como demonstrações financeiras, formulário de informações trimestrais, edital de convocação de assembleia geral ordinária, ata da assembleia, entre outros.

É preciso tomar cuidado, pois as demonstrações financeiras e o formulário de Demonstrações Financeiras Padronizadas são coisas distintas. Ambos precisam ser apresentados à CVM e divulgados ao público.

O DFP também é colocado no site da empresa. Dessa forma, qualquer pessoa interessada, ainda que não seja investidor, pode visualizar e analizar os números.

Como é o preenchimento e a entrega de DFP (Demonstrações Financeiras Padronizadas)?

O formulário DFP deve ser preenchido com os dados das demonstrações financeiras da empresa. Essas demonstrações, por sua vez, devem ser elaboradas de acordo com as regras contábeis aplicáveis. 

O prazo para entrega do DFP depende da empresa ser nacional ou estrangeira.

Se a empresa for nacional, a entrega deve ser realizada em até 3 meses a partir do encerramento do exercício social, ou na mesma data do envio das demonstrações financeiras, o que ocorrer primeiro. 

Se a empresa for estrangeira, a entrega deve ser realizada em até 3 meses a partir do encerramento do exercício social, ou na mesma data do envio das demonstrações financeiras, o que ocorrer primeiro. 

Vejamos um exemplo. Para as empresas nacionais, o encerramento do exercício social ocorre em 31 de dezembro. Portanto, essa empresa pode entregar o DFP até 31 de março. Porém, se ela enviar as demonstrações financeiras antes disso – digamos, em 20 de fevereiro –, deve entregar o DFP junto. 

Vale a pena lembrar que, para empresas estrangeiras, o encerramento do exercício social não é, necessariamente, em 31 de dezembro. A data de início e fim do ano-exercício varia conforme o país.

Como é o confronto de projeções e estimativas no DFP?

Para as empresas de capital aberto, é facultativo divulgar projeções e estimativas financeiras. Caso opte por realizar essa divulgação, será obrigatório confrontar as projeções e estimativas com os resultados efetivamente obtidos no período.

O confronto é feito no DFP e também no formulário de informações trimestrais, em campo apropriado. Esse processo ocorre trimestralmente. 

Como é a exigência de DFP para registro do emissor?

Quando uma empresa quer se registrar como emissora de valores mobiliários  – portanto, fazendo sua oferta pública inicial de ações (IPO) –, ela precisa encaminhar uma lista bastante extensa de documentos juntamente com seu pedido de registro. Entre esses documentos, está o DFP referente ao último exercício social. 

Esse requerimento aplica-se tanto a empresas nacionais quanto estrangeiras. Embora as listas de documentos sejam diferentes para cada caso, a entrega do formulário de Demonstrações Financeiras Padronizadas é um ponto em comum. 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados