O que são Despesas Comerciais?

As despesas comerciais são caracterizadas pela utilização dos mais variados tipos de recursos, em prol de impulsionar a venda de determinado produto ou serviço, uma vez que estes já estejam prontos para oferta.

Mas antes de nos aprofundarmos mais no assunto, é preciso que alguns conceitos básicos sejam definidos, até mesmo para uma melhor compreensão do tema proposto neste artigo.

Afinal, você sabe a diferença entre custo e despesa?

Basicamente, o custo caracteriza qualquer utilização de recursos que aumentarão a receita posteriormente. Ou seja, tudo aquilo que é necessário para trazer ao mundo o core business da empresa!

Por outro lado, a despesa caracteriza a utilização de recursos que não estão ligados à produção e, por isso, não tem influência direta com a lucratividade da companhia.

Para facilitar a compreensão sobre a diferença entre os termos, vamos ilustrar um exemplo: pense numa empresa dividida em dois prédios, fabril e administrativo.

Todos os recursos utilizados na fábrica são tidos como custos, porque geram o produto principal a ser ofertado pela companhia. Todos os recursos utilizados na administração desse produto, incluindo a parte comercial, são tidos como despesas.

Portanto, a despesa comercial é um tipo de esgotamento financeiro que independe dos gastos de produção. É uma despesa necessária, independente do volume produzido, tempo, método ou matéria-prima utilizada, entre outros aspectos envolvidos.


Quais são os exemplos de Despesas Comerciais que uma empresa pode ter?

Uma vez que a empresa despendeu de custos para produzir, é necessário que o setor comercial impulsione as vendas e, de fato, faça com que aquele produto ou serviço gere lucro à companhia.

Portanto, alguns exemplos de despesas comerciais que se pode ter são: comissão de vendedores, investimento em propagandas e campanhas publicitárias, manutenção dos veículos de entregas, valores de frete, seguro para o veículo e/ou para o vendedor, entre outras.

Ou seja, a empresa precisa ter tais despesas para que o produto seja vendido e, assim, o custo com a produção se transforme em receita.

Como as Despesas Comerciais podem ser classificadas?

Na realidade, tudo aquilo que diz respeito às despesas de uma empresa estará sempre ligado ao setor comercial ou então administrativo. Cada uma das modalidades pode, ainda, ser subdivida entre despesa fixa ou variável.

O critério utilizado para determinar se uma despesa é fixa ou variável está associado ao volume de produção.

“Mas, não foi dito anteriormente que independente do volume, é despesa e pronto?” Sim! Calma que a gente explica:

O volume da produção não caracteriza se o esgotamento de recursos é um gasto ou uma despesa, até porque, conforme explicamos, toda renda da empresa que for convertida em produção será sempre considerada como um gasto.

Entretanto, o volume pode caracterizar, apenas, se é a despesa será fixa ou variável. Isso acontece porque, conforme a despesa é um investimento necessário para impulsionar as vendas, o mesmo acontecerá de acordo com aquilo que há disponível para comercialização.

Ou seja, o gasto já existiu, a próxima etapa será apenas convertê-lo em receita.

Alguns exemplos de despesas fixas e variáveis podem ser:

Despesas fixas: estão concentradas, em sua maior parte, na administração da parte comercial, como por exemplo, salário dos funcionários, energia elétrica do setor, água, telefone, internet e afins, aluguel do prédio administrativo, materiais de escritório, recursos utilizados em propagandas publicitárias, entre outras.

Perceba que as despesas administrativas são um tanto mais abrangentes, já que, além de auxiliarem no serviço comercial da empresa, também são despesas que auxiliam em diversos outros setores.

Despesas variáveis: estão ligadas direta e exclusivamente com à parte comercial dos negócios, podendo equivaler aos valores de frete que são cobrados e também à comissão paga aos vendedores – tanto internos quanto externos.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Backtest

O que é Backtest? Também chamado de backtesting, o backtest é um tipo de teste que se faz usando dados históricos relevantes, a fim de prever…