Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Despesas

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:27/01/2020 às 21:16 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que são Despesas?

Despesas são os gastos relacionados à manutenção de uma casa ou de um negócio. Há diversos tipos, que podem ser consideradas essenciais ou supérfluas, fixas ou variáveis, entre outras categorias.

Estes valores podem ser controladas para evitar desperdício de dinheiro e viabilizar a melhoria de qualidade de vida de uma pessoa ou aumentar a eficiência de uma empresa.

Gastos, custos e despesas: qual a diferença?

Mais importante do que as fontes de receita, a saída de dinheiro precisa ser devidamente identificada para manter maior controle sobre os próprios recursos.

Essa saída pode ser classificada entre gastos, custos e despesas:

  • Custos: é o valor usado para garantir a produtividade de um negócio, como o salário dos funcionários, matéria-prima, etc.;
  • Despesas: corresponde aos recursos utilizados para a manutenção da empresa. Elas não estão relacionadas à produção de mercadorias ou à prestação do serviços, mas sim à estrutura para que a companhia exista e funcione, como comissão de vendedores e equipe administrativa.
  • Gastos: seria um prejuízo inesperado, para cobrir um custo ou despesa acima do valor orçado e que é necessário para que uma empresa siga com suas atividades. Seria o caso da manutenção de um equipamento, por exemplo.

Despesas na empresa

Um empreendedor pode encontrar diferentes categorias de despesas referentes ao seu negócio, como:

  • Operacionais - que reúnem valores utilizados nos setores comerciais, administrativos, entre outros;
  • Financeiras - corresponde à quantia a ser paga a credores em casos de empréstimos e financiamentos;
  • Tributárias - refere ao que é pago em impostos, tributos, taxas e multas.

Tipos de despesas

Seja em um orçamento familiar ou empresarial, os valores podem ser identificados entre despesas fixas e variáveis. Essa divisão recai sobre a variação da quantia e a frequência com que elas são geradas mensalmente.

Despesas fixas

São aquelas que ocorrem com a mesma regularidade (a cada mês, por exemplo) e sofrem pouca variação na quantia cobrada, porque não dependem do nível de consumo. Em empresas, elas devem ser pagas havendo ou não faturamento e classificação semelhante aos custos fixos.

Alguns exemplos de despesas fixas são: mensalidade escolar, TV por assinatura, streaming, assistência médica, condomínio, seguro e prestação do carro e academia. Em uma empresa, seria o aluguel, impostos, telefone, etc.

Despesas variáveis

Referem-se às despesas que podem se repetir ao longo do mês e ter uma quantia que se altera conforme o nível de consumo. Em uma companhia, os valores se alteram de acordo com o que é produzido e vendido, assim como os custos variáveis.

Exemplos de despesas variáveis: água, luz, alimentação, transporte, cuidados pessoais e com animal de estimação, etc. Dentro de uma empresa, seria o caso da luz e água.

Como evitar despesas

Nem todas elas são sinônimo de desperdício financeiro. Entretanto, podem ser o indicativo de como o dinheiro está sendo gasto e como utilizá-lo de maneira mais apropriada.

Além da classificação em fixas e variáveis, elas ainda podem ser agrupadas em essenciais e supérfluas.

Ou seja, uma despesa fixa pode ser considerada supérflua na hora de enxugar as contas, como é o caso de uma academia, assinatura de streaming e plano de telefonia de uma empresa.

Da mesma forma, há despesas variáveis que são essenciais, como água e luz. Elas podem ter seu valor reduzido como forma de aumentar o fluxo de caixa.

Saber administrar os valores e otimizar seu consumo possibilita que uma família ou empresa se estruture para planejar melhorias de qualidade de vida ou de expansão das atividades. Com o orçamento enxuto, é possível fazer uma reserva financeira ou se organizar para arcar com as parcelas ao contratar uma linha de crédito.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados