Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Deseconomia

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:29/05/2020 às 14:24 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é deseconomia?

A deseconomia é um termo designado para fazer referência ao antagonismo da economia de escala. Em linhas gerais, portanto, estamos falando da má utilização dos recursos dentro de uma cadeia produtiva​​​​​​​.

Para que você entenda melhor essa abordagem, precisamos retomar a ideia de economia de escala, uma estratégia empresarial que consiste na redução de custos com o aumento da produção.

Ou seja, neste processo, uma companhia consegue gerar ainda mais valor na sua cadeia produtiva, expandindo suas atividades. Isso resulta em maior lucratividade na medida em que o preço de venda pode ser mantido, mas o custo por produto reduz consideravelmente.

Para empresas que conseguem adotar a economia de escala, a metodologia passa a ser um enorme diferencial competitivo frente aos concorrentes, em especial para produtos com alta demanda do mercado.

Como funciona a deseconomia?

Já a deseconomia, conforme adiantamos, inverte essa lógica. Ou seja, ela aparece quando uma organização eleva a sua produção, mas isso gera um aumento de custo por unidade produzida.

De um modo geral, isso ocorre por meio de um aumento contínuo na produtividade de uma determinada indústria que ultrapasse uma linha de maximização dos resultados.

Na economia de escala, ainda que sejam necessários investimentos em máquinas, equipamentos ou aumento de equipe, o custo de cada mercadoria diminui. No entanto, há um momento que a empresa atinge um limite nesse processo e passa a ter a deseconomia de escala: os custos crescem.

Qual o ponto ótimo de eficiência operacional?

Infelizmente, não há uma fórmula mágica que defina uma estrutura perfeita e que possa ser facilmente replicável a todas as diferentes linhas industriais. Cada caso é um caso e deve ser analisado separadamente.

O fato é que, por regra, toda companhia apresenta uma parábola em relação aos seus custos operacionais. Ou seja, conforme implementam ações práticas que reduzem o custo, ele começa a diminuir. Mas há um limite nessa queda, o qual podemos chamar de ponto ótimo de eficiência​​​​​​​ operacional.

A partir do momento em que ele é atingido, uma companhia não tem mais como seguir reduzindo-o e, caso precise aumentar a sua produção, fatalmente irá lidar também com um aumento desse custo unitário.

Quais são os tipos de deseconomia?

Deseconomia externa

O primeiro tipo de impacto negativo nos custos de produção de uma empresa é o que podemos chamar de deseconomia externa. Ela surge, como o próprio nome sugere, de eventos externos às companhias. Um exemplo disso é o aumento na demanda de uma matéria-prima essencial que a torne mais cara.

Há também a chance de impactos indiretos. Imagine que o combustível receba uma aumento de tributação, tornando-o mais caro para empresas logísticas. Desta forma, o transporte também encarece e, portanto, uma empresa transportadora repassará o custo para o seu cliente final — que pode ser justamente a nossa empresa. Esse aumento de custo de aquisição levará a uma deseconomia.

Deseconomia técnica

Em segundo lugar, podemos encontrar a deseconomia técnica. Ao contrário do primeiro grupo, esse é um fator interno e que geralmente aparece em momentos de rápido crescimento. Sendo assim, a companhia pode ser ver obrigada a adquirir mais máquinas ou contratar novos profissionais. No entanto, nem sempre isso mantém a produtividade crescente, gerando aumento de custo.

Ainda nesse grupo, podem surgir gargalos entre máquinas. Suponha que a produção de uma organização passe por três equipamento diferentes (A, B e C). Pode ser que aumentar o número da máquina A seja absolutamente ineficiente sem comprar também um maior volume das outras duas e, mesmo fazendo-o, há um limite operacional produtivo natural que não poderá ser ultrapassado.

Deseconomia organizacional

Por fim, temos ainda a deseconomia organizacional que reflete uma dificuldade interna da companhia de manter a produtividade com o aumento de equipe. Isso pode surgir por falhas de comunicação ou perda de motivação da equipe, por exemplo.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados