Open Nav Logo Mais Retorno

CTO

O que é CTO?

CTO é mais uma das abreviações muito empregadas no contexto empresarial. Na maior parte das organizações, ela é usada para representar o Diretor Técnico.

Talvez você se pergunte a relação direta entre essas iniciais e o nome em português, mas obviamente essa é uma associação ao nome em inglês, onde essa função é chamada de Chief Technology Officer. CTO, portanto, são as suas inicias utilizadas para facilitar a menção.

Esse é o profissional cuja responsabilidade fica sobre toda parte tecnológica da empresa. Por esse motivo, nem todas as organizações apresentam esse cargo específico dentro da sua estrutura.

Entre suas principais funções estão a realização de pesquisas, aplicação de tendências de mercado, avaliação de oportunidades e garantir o bom funcionamento da estrutura tecnológica do negócio. Veremos mais sobre isso agora.


Qual é a função de um CTO?

O trabalho do CTO é todo voltado para a tecnologia. Por esse motivo, ele também pode ser encontrado como Diretor de Tecnologia (ao invés de Diretor Técnico, como mencionamos no tópico anterior).

A sua principal atribuição é realizar a coordenação de toda estrutura de Tecnologia da Informação (popularmente chamada de TI) da empresa. Isso envolve equipe, manutenção e operação técnica propriamente dita.

Vale observar que, embora essa seja sua missão principal, esse é o cargo máximo sobre tecnologia de uma empresa. Trata-se, portanto, de um profissional estratégico e que precisa estar atento às oportunidades e ameaças, sempre recomendando novidades que possam ser benéficas ao negócio.

Por fim, também há a função de liderança que abrange a formação e desenvolvimento do time de TI, bem como assumir momentos de crise e buscar soluções para essas situações, especialmente para problemas técnicos que possam prejudicar a experiências dos clientes ou mesmo a produtividade dos próprios colaboradores.

Qual é a importância do CTO para uma empresa?

Em tempos atuais, quando a tecnologia é fator chave para a enorme maioria das organizações, parece óbvio que o Chief Technology Officer tem um papel fundamental. Isso vale tanto para grandes empresas, como também para startups.

E o papel do CTO começa a aparecer mesmo nos princípios do negócio, validando ideias e a viabilidade de execução prática das sugestões dos sócios. Cabe à equipe de tecnologia, afinal, garantir que a estratégia funcionará empregando soluções tecnológicas adequadas.

Após o seu pleno funcionamento, a área de TI segue responsável por garantir desempenho. Isso porque toda estratégia, especialmente quando aliada ao uso da tecnologia (algo vital para praticamente todas as grandes empresas), depende do bom funcionamento dos seus recursos. E esse é um cenário que cabe ao CTO e à sua equipe.

Ou seja, em outras palavras, esse é o profissional responsável por viabilizar os objetivos estratégicos do negócio.

O que fazer para se tornar um CTO?

Como você já viu, o Chief Technology Officer é um cargo estratégico e, portanto, exige preparação técnica por parte do profissional interessado em assumir tal posição.

Ainda assim, existe uma boa variedade de caminhos a seguir. É normal que esse cargo seja ocupado por profissionais da Ciência da Computação, especialmente pela familiaridade com a área. No entanto, você terá também outros cursos como Administração ou Engenharia.

O fato é que a experiência profissional prática pesa muito nesse sentido. A carreira na área de TI garante pontos importantes para essa função de Direção Técnica. Vale lembrar que além do conhecimento específico, a função exige grande capacidade de liderança.

Falando de características e habilidades, é recomendável que o profissional seja criativo, tenha boa comunicação e, claro, tenha grande paixão pela área de tecnologia. Novas soluções surgem a todo o momento e o CTO precisa acompanhá-las de perto.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados